Programa Liga Ágora divulga nomes dos estudantes selecionados para imersão no ambiente de inovação e tecnologia
Pela 1ª vez, o programa Liga Ágora selecionou esta semana alunos do Ensino Médio para a imersão no ambiente de inovação e tecnologia. Anteriormente, apenas acadêmicos do Ensino Superior participavam da imersão que tem a duração de seis meses. Os seis estudantes selecionados frequentam o Ensino Médio do Colégio Bonja e, agora, passam a integrar o programa Liga Ágora, vinculado ao Ágora Tech Park, em Joinville. Os novos “Guardiões da Liga” são: Antônio Nachtigall Bisso, Camila Kfouri de Miranda, Elis Gianesini Schiefler, Estevão Souza Tarifa da Silva, Gustavo da Cunha Dias e Willian Josefides Guzzo Stallbaum.
Atualmente, o Colégio Bonja é a única escola de Educação Básica do Brasil a se integrar a um parque tecnológico, conectando-se às diversas iniciativas transformadoras do país. “Com certeza, a formação dos estudantes ajudou a desenvolver habilidades e competências que fizeram a diferença neste processo seletivo”, destaca o diretor do Ensino Médio do Colégio Bonja, Roberto Carneiro.
Este processo seletivo começou com a participação de 35 estudantes e contou com várias atividades até a definição dos seis selecionados. “Esta foi uma experiência muito desafiadora e engrandecedora para todos nós. O grupo está capacitado e trazendo este ecossistema de inovação para dentro do ambiente escolar, descobrindo as possibilidades que eles têm no mercado de trabalho”, comenta a responsável pela área de Conexões e Projetos de Inovação do Ágora Tech Park, Sarah Tonin.
Durante algumas semanas, os alunos participaram de visitas técnicas no Perini City Lab, Softville (polo tecnológico regional da ACATE), FabLab e outros ambientes tecnológicos. “Recebi a notícia que tinha sido aprovada com muita surpresa. Logo após sair da sala de aula, meus colegas vieram me contar da minha aprovação. Estou com grandes expectativas quanto ao programa Liga Ágora. Sem dúvida, será um grande acréscimo para o meu currículo”, revela a aluna selecionada, Camila Kfouri de Miranda.
Da mesma forma, o aluno Estevão Souza Tarifa da Silva também foi surpreendido com a notícia de sua aprovação quando saía de uma prova. “Tenho curiosidade de obter novas experiências. Vou tirar muitas dúvidas sobre inovação, conhecer muitas pessoas e fazer networking neste ambiente inspirador que é o Ágora Tech Park”, frisa o estudante, que está planejando cursar Ciência da Computação na UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina).
Os novos Guardiões da Liga terão a oportunidade de trabalhar em grupo, desenvolvendo novas metodologias com aplicação de tecnologias. “A integração, realizada entre o colégio e o Ágora, fará toda a diferença na vida desses jovens empreendedores”, ressalta o professor Fernando Cesar Mesadri Kras.
Cidade inovadora
Recentemente, Joinville foi eleita a 3ª cidade mais empreendedora do Brasil e na 7ª colocação quando se fala em tecnologia e inovação em todo o país. O município mais populoso de Santa Catarina também é referência como Smart Cities (cidades inteligentes), buscando constantemente soluções eficazes e eficientes.