Associados da SCAngels percorrem o Brasil em eventos de inovação
Os dois últimos grandes eventos de inovação no país tiveram a participação de representantes de uma das maiores associações de investidores anjo do Brasil. A SCAngels esteve presente no NEon, o maior evento de inovação do Nordeste, que ocorreu em São Luís do Maranhão e também no Web Summit, do Rio de Janeiro, uma das maiores conferências tecnológicas que reúne empreendedores e investidores do país.
Orlando Purim esteve pela primeira vez no Neon e se surpreendeu. “Fiquei impressionado com a energia empreendedora e a diversidade de startups e projetos inovadores que encontrei por lá. Uma das partes mais empolgantes da minha participação foi a oportunidade de ser mentor de startups. Pude compartilhar minha experiência e conhecimento com empreendedores talentosos, orientando-os em relação a estratégias de negócios, desenvolvimento de produtos e acesso a investimentos. Foi gratificante ver o entusiasmo e o potencial dessas startups”, relatou.
Nos dias que esteve no evento, Orlando visitou empresas locais, conheceu operações e interagiu com empreendedores. Dentre elas, conheceu a Pulse, software house do grupo Mateus que conta com mais de 300 desenvolvedores, além do Porto de Itaqui, 11º porto com maior volume de carga do Brasil e a Marandu, agência de inovação da UEMA, e o Locomotiva Hub, um hub de inovação local. “Participei de uma rodada de negócios com startups, onde tivemos a chance de ouvir pitches incríveis e identificar startups com um alto potencial de crescimento. Foi uma experiência enriquecedora estar cercado por tantas mentes brilhantes e inovadoras, todas buscando soluções criativas para os desafios do mercado”, disse.
Na outra ponta do país, quem esteve no Web Summit, no Rio de Janeiro, foi o associado Guilherme Sapelli. “O evento me surpreendeu em dois fatores: em primeiro lugar, a organização e a entrega do evento foram impecáveis. O Web Summit já possui uma reputação internacional sendo um dos maiores e melhores eventos de tecnologia e inovação do mundo, sediado em Lisboa (Portugal). Aqui no Brasil, não deixou a desejar e superou todas as expectativas, desde o local, organização e porte do evento, até a escolha das startups, corporates e palestrantes participantes. Em segundo lugar, surpreendeu a quantidade de startups participantes de Santa Catarina, desde empresas early stage até empresas em fase de tração e escala. No Startup Summit de 2022, o Sebrae elegeu Santa Catarina como um polo de referência em tecnologia e inovação a nível nacional, contudo, é gratificante poder perceber e constatar na prática a força de Santa Catarina, principalmente em um evento de escopo, referência e repercussão internacional como o Web Summit”, contou.
Todas essas conexões são importantes para SCAngels uma vez que atua diretamente em conhecer e analisar startups do país todo para aportar recursos financeiros. Desde 2020, quando foi criada, a SCAngels já captou mais de R$ 5 milhões e realizou aporte em 6 startups e 2 fundos. Segundo Orlando, o Neon vem ao encontro desta proposta da entidade: “O evento foi uma oportunidade para abrir relacionamento com o ecossistema do Nordeste, captar oportunidades para nosso deal flow, de estreitar laços com nossos parceiros da Ventiur, Moa Ventures/Hards, Domo e fazer novas parcerias, como a firmada com a Poli Angels, para troca de deal flow”, destacou.
Além de todas estas ações, a SCAngels ainda oferece mentorias gratuitas que já conta com mais de 40 profissionais cadastrados e aptos a contribuir. Todas as informações estão no site oficial da entidade em https://www.scangels.com.br/