Entidade promove Projeto Comprador durante a Educar 2013
Nos dias 23 e 24 de maio, São Paulo receberá a segunda edição do Projeto Comprador Educar, que trará ao Brasil oito potenciais compradores e formadores de opinião da Espanha, Colômbia, Chile e Panamá, interessados em conhecer as soluções desenvolvidas pelas empresas brasileiras para o segmento de Educação.
Nos dias 23 e 24 de maio, São Paulo receberá a segunda edição do Projeto Comprador Educar, que trará ao Brasil oito potenciais compradores e formadores de opinião da Espanha, Colômbia, Chile e Panamá, interessados em conhecer as soluções desenvolvidas pelas empresas brasileiras para o segmento de Educação.
A iniciativa, que ocorre paralelamente à Educar 2013, maior feira e congresso educacional da América Latina, é da vertical de Educação do projeto de promoção de exportação do setor de software e serviços de TI, desenvolvido em parceria pela SOFTEX com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – Apex-Brasil (www.apexbrasil.com.br).
Apresentando-se sob a marca Brasil IT+, que identifica internacionalmente o setor de TI brasileiro, oito companhias participarão de reuniões e de table shows para a demonstração de suas soluções aos oito compradores e formadores de opinião estrangeiros convidados. São elas: AIX Sistemas (www.aix.com.br), Água Marinha (www.aguamarinha.com.br), Educandus (www.educandus.com.br), Evobooks (www.evobooks.com.br), Exsto (www.exsto.com.br), P3D (www.p3d.com.br), Positivo Informática (www.positivoinformatica.com.br) e SWA (www.swa.com.br).
“O Projeto Comprador está inserido em nossa estratégia de consolidar a presença e a imagem do software brasileiro no exterior por meio da vinda ao País de potenciais interessados em adquirir nossas soluções, estabelecer parcerias comerciais e tecnológicas, ou mesmo firmar contratos de distribuição em seus países”, explica Gláucia Chiliatto, gerente-executiva Internacional da SOFTEX.
Estão confirmadas as participações de José Antón, presidente da Virtual Educa, presente em 19 países da América Latina e Europa; Enrique Lau, vice-reitor da Universidade do Panamá; Dairo Rodriguez Bonilla, diretor-geral da colombiana E-Training; Dr. Jose Carlos Herrera, Secretário de Educação da cidade de Barranquilla, na Colômbia, e Jorge Andrés Charlin Mardones, diretor-geral da empresa chilena Modulo4. Representando o governo do Chile estarão presentes Isabel Álvarez Rivera, chefe de programas e projetos educacionais; Francys Díaz Martínez, coordenadora de projetos de desenvolvimento comunitário e social; e Sandra Ruiz, diretora de educação da municipalidade de Lo Barnechea.
Luciane Schütte, consultora da SOFTEX responsável pela organização do Projeto Comprador Educar, destaca que o portfolio nacional abrange, entre outras modalidades, soluções de gestão educacional, de apoio pedagógico e jogos. “São soluções essencialmente criativas e que convergem para a ideia de um ensino mais personalizado e centrado no aluno”, explica.
“Empresas com maior maturidade exportadora, como Positivo, Exsto e P3D, utilizam esses encontros para consolidar relacionamentos em mercados onde já estão atuando. O foco tem sido o governo e os setores ligados à inovação e tecnologia. As demais empresas estão em processo de mapeamento de primeiras oportunidades nos mercados da América Latina, que são mais favoráveis. Projetamos que essas reuniões possam gerar cerca de US$ 1 milhão em negócios para as companhias participantes nos próximos doze meses”, detalha Luciane Schütte.
A vertical de Educação, batizada de Betech (Brazilian Educational Technology), é integrada atualmente por 10 empresas e vem focando seus esforços de exportação nos países da América Latina e nos de língua portuguesa e espanhola. Este ano, marcou presença na BETT 2013, uma das maiores feiras do setor, realizada em Londres; e estuda participação na Feira do Livro de Frankfurt, em outubro, evento que terá o Brasil como país parceiro.
Por Karen Kornilovicz