Summit Cidades 2023: confira os destaques que marcaram essa edição do evento
O Summit Cidades 2023, um dos maiores encontros sobre cidades do país, ocorreu na semana passada (26 a 28/06), no Centrosul, em Florianópolis. O evento busca impulsionar o desenvolvimento dos municípios catarinenses por meio da otimização de iniciativas públicas e privadas. Nesta edição, o Summit Cidades contou com debates, painéis, workshops, feira de negócios e palestrantes renomados, incluindo Caco Barcellos e Leandro Karnal, recebendo cerca de 4,5 mil participantes.
Dividido em três palcos simultâneos e com mais de 300 palestrantes, o evento abordou temas de áreas como turismo, saneamento, gestão pública eficiente, mobilidade urbana, educação e inclusão social. Promovido pela Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (Fepese) em parceria com o CIGA e CINCATARINA, e outras instituições, o Summit Cidades 2023 também incluiu apresentações artísticas e culturais em sua programação.
“O evento foi organizado por várias entidades e organizações que trabalham com cidades e a ACATE foi incluída nesse projeto como corealizadora por sermos representantes da inovação no estado e o melhor hub de inovação do Brasil”, observou Thaís Nahas, Diretora da Vertical Smart Cities e do Polo Tecnológico Florianópolis ACATE.
Nesta edição, o evento contou também com a parceria da OAB/SC como correalizadora, que promoveu o II Congresso de Licitações Municipais, tema extremamente relevante para as prefeituras e empresas do segmento de inovação e tecnologia para cidades. Já o Sebrae trouxe em seu estande várias ações voltadas para as prefeituras. “No palco Fepese Experience, tivemos a apresentação de cases muito interessantes e pude representar a Vertical e a ACATE falando um pouco mais sobre a temática de Ecossistemas de Inovação”, completou Thaís.
Nahas afirmou ainda que foi muito importante estar lá pela troca de experiências e ideias entre cidades. “O tema cidades inteligentes pode parecer distante para pequenos municípios e, dessa vez, conseguimos trazer a inovação para mais próximo deles. Tivemos feedbacks muito positivos das prefeituras, que voltaram para suas cidades cheias de ideias!”.
As empresas participantes da Vertical Smart Cities tiveram a oportunidade de apresentar seus produtos e soluções diretamente para clientes e prefeituras, conhecendo suas realidades e necessidades. “O stand da ACATE, que possuía mais de 70 metros quadrados, contou com apresentações sobre cidades inteligentes e tecnologia no turismo, e contou com a presença do CIASC e seis empresas associadas”.
Gabriel Ferrari, Analista de Inovação do CIASC, reafirmou a importância da conexão viabilizada pelo evento. “No CIASC, acredita-se que as oportunidades nascem da proximidade e das colisões. O crescimento do ecossistema, faz crescer as oportunidades. O espaço e as conexões propiciadas pela ACATE, durante o Summit Cidades 2023, ajudaram a fortalecer a presença do CIASC no ecossistema e seu papel como parceiro na transformação digital da administração pública municipal”.
“Nós acreditamos muito no poder das conexões para construção de ecossistemas e poder vivenciar isso na prática, trocando experiências com lideranças e especialistas focados no desenvolvimento das cidades catarinenses, foi muito enriquecedor” afirmou o representante da Exxas, bureau de soluções para Cidades e Ecossistemas com mais de 10 anos de mercado e participante da Vertical de Negócios.
O primeiro dia do evento foi marcado por palestras e discussões sobre o desenvolvimento econômico e social das cidades, reunindo nomes renomados nacionais e internacionais. Entre eles, o jornalista Caco Barcellos, que abordou a desigualdade socioeconômica no Brasil com base em sua experiência como repórter. Os temas discutidos envolveram o papel do jornalismo, crescimento planejado e sustentável das cidades, direitos humanos, produção e distribuição de conteúdo na internet, cobertura política na era das redes sociais e estratégias de marketing nas campanhas políticas.
O segundo dia do Summit Cidades 2023 foi marcado por discussões sobre inovação social e criatividade. No Palco NSC, foram realizados debates sobre cidades inteligentes, com palestras de especialistas nacionais e internacionais, como Stella Hiroki e Jessica Ocampos Olina. No terceiro e último dia do evento, Leandro Karnal foi uma das principais atrações da programação. O pensador trouxe reflexões sobre a origem das cidades, o envelhecimento da sociedade e a concentração populacional nas áreas urbanas. Karnal ressaltou a importância do planejamento urbano considerando a saúde, mobilidade, acessibilidade e políticas públicas inclusivas.
O Niiw, plataforma analítica de dados open economy e open data, também marcou presença no evento. “Foi incrível validar o fato de que o tema de Educação Financeira e Conscientização Tributária dos cidadãos está na pauta dos gestores públicos das cidades. Com isso saímos do evento com muitas parcerias estratégicas aceleradas. Em breve todos verão projetos de economia colaborativa, justa, consciente e sustentável liderados pelas cidades”, afirmou o representante da empresa.
Clóvis Rossi, CEO da Granter, empresa que apresentou uma plataforma para coleta e análise de informações de diversos segmentos, como inspeção sanitária, fiscalização de obras e demais processos de órgãos públicos e privados, afirmou que no evento foi possível ”(…) validar um mercado potencial, que são as prefeituras. Com nossa solução, conseguimos resolver uma série de desafios e o evento foi determinante para a definição estratégica da empresa.”
No mesmo dia, o presidente da Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (Fepese), Mauro Fiuza, e o superintendente Marcelino Ito confirmaram que o Summit Cidades será realizado novamente em 2024. O prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, celebrou os resultados do evento e destacou a participação de mais de 200 municípios. “O Summit Cidades 2023 foi ainda maior e melhor que o ano passado! Painéis riquíssimos e conexões valiosas atestam a evolução do ecossistema construído pela ACATE.” afirmou ainda Diogo Seixas, CEO da EVPV POWER.
Empresas associadas têm acesso a descontos exclusivos na compra de ingressos para esse e muitos outros eventos! Saiba mais sobre como ser uma associada ACATE.
A Vertical Smart Cities ACATE
Considerado o maior programa de integração entre empresas de tecnologia em Santa Catarina, as Verticais de Negócios reúnem startups e empresas associadas à ACATE, conforme seu segmento de atuação, potencializando os negócios e projetos em conjunto.
A Vertical Smart Cities foi criada a partir da necessidade cada vez maior de cidades mais dinâmicas e sustentáveis, reunindo dezenas de empresas do segmento que buscam inovar em conjunto, se tornando um verdadeiro Hub para Cidades inteligentes. Para saber mais sobre as Verticais de Negócios, clique aqui.