Presidente da Softex visita ACATE, apresenta novidades na entidade e entrega placas das avaliações MPS.Br
Nesta segunda-feira (26), a Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE) promoveu o Café “Certificação para Software”, que contou com palestras do presidente da Softex, Rubén Delgado e do diretor da Incremental Tecnologia, Marcello Thiry. Na ocasião, também foram entregues as placas referentes à avaliação MPS.BR às seguintes empresas: Softplan/Poligraph (nível C), Todo BPO!
Nesta segunda-feira (26), a Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE) promoveu o Café “Certificação para Software”, que contou com palestras do presidente da Softex, Rubén Delgado e do diretor da Incremental Tecnologia, Marcello Thiry. Na ocasião, também foram entregues as placas referentes à avaliação MPS.BR às seguintes empresas: Softplan/Poligraph (nível C), Todo BPO! Soluções em Tecnologia S/A (nível E), GATI Tecnologia da Informação Ltda (nível F), Instituto de Governo Eletrônico, Inteligências e Sistemas – I3G (Nível G), Reason Tecnologia S/A (nível G), SOFtran Informática Transporte Ltda (nível G), Void Caz Sistemas Ltda (nível G). Todos os grupos foram apoiados pela SOFTEX, com recursos oriundos do MCT/SEPIN.
Segundo o presidente da ACATE, Guilherme Bernard, a entidade é um dos agentes regionais mais representativos em relação ao número de empresas e foi parceira de todos os programas promovidos pela Softex nos últimos anos. “Somos gestores do Softpolis, já operamos programas de recursos humanos e formamos seis grupos cooperados para o MPS.BR. Diante desta parceria constante, apoiamos as mudanças recentes na Softex e esperamos continuar cumprindo nosso papel”, destacou.
Rubén Delgado abordou durante sua palestra as principais mudanças da nova diretoria da Softex, dentre elas estão a abertura da sede em Brasília, que atuará junto às unidades de São Paulo e Campinas. “Somos uma ferramenta setorial e não uma entidade política-empresarial, por isso precisamos nos aproximar do poder público e colocar nossos diretores e representantes em contato direto com aquele cenário para acompanhar e apresentar as demandas do setor”, disse. Segundo o presidente da Softex, o Governo Federal tem dado apoio significativo, principalmente às empresas de base de pirâmide, mas também a empresas que queiram se internacionalizar ou que estejam em estágios mais avançados do negócio.
O representante da Softex também citou ações na área de qualidade e de investimento que a entidade está implementando, como programas voltados aos processos de internacionalização, fundos de investimento para inovação, como o acordo de cooperação com a Inseed Investimentos, além programas de capacitação e outras iniciativas que objetivam o aumento da competitividade na indústria de software brasileira.
Na palestra “Certificação para Software: CERTICS, CMMI, MPS.BR, MPS.Serviços”, o diretor da Incremental Tecnologia, Marcello Thiry, apresentou as distinções entre melhorias de processo e melhorias de serviço de software. “Trata-se de aspectos bastante distintos, mas que podem atuar de forma integrada, trazendo benefícios internos às empresas, mas também uma vantagem competitiva de mercado, inclusive dando margem de preferência em compras públicas”, destacou.