Missão ACATE Canadá em detalhes: confira alguns dos momentos mais marcantes
A Missão ACATE ao Canadá teve duração de nove dias e ampliou as conexões entre Santa Catarina e o país da América do Norte. Ao longo da viagem, os participantes da Missão conheceram três cidades, 7 hubs de inovação e sedes de grandes empresas internacionais, como Microsoft e Google. Além disso, os viajantes participaram de um dos maiores eventos de tecnologia do mundo. Entre recepções exclusivas e conexões com autoridades, os participantes da Missão puderam realmente vivenciar o ecossistema de inovação Canadense. Confira a seguir detalhes da viagem e depoimentos de alguns dos participantes.
A comitiva catarinense foi integrada por 24 pessoas, entre empresários e autoridades como o secretário estadual de Articulação Internacional, Juliano Froehner, e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Empreendedorismo de Blumenau, Valdecir Mengarda.
A comitiva passou pelas cidades canadenses de Toronto, Kitchener e Waterloo, as quais concentram atores da economia e do ecossistema de inovação do país. O Canadá é referência por conta de uma infraestrutura tecnológica de ponta e pelo alto nível de investimento em pesquisa e desenvolvimento, o que permite uma excelente qualificação de talentos e oportunidades de acesso a incentivos por parte do governo e de investidores privados.
A agenda da Missão teve início em um dos principais eventos de tecnologia e inovação do mundo, o Collision, que entre os dias 26 e 29 de junho, em Toronto, reuniu mais de 40 mil pessoas de 140 países, além de mais de 2 mil startups e cerca de 950 investidores. Este primeiro momento aproximou os participantes da comitiva ao ecossistema global de modo geral e também às tendências de mercado, entre elas, a inteligência artificial, que foi destaque na programação do Collision.
Ainda em Toronto, a Missão ACATE se reuniu com a Câmara de Comércio Brasil-Canadá, uma das apoiadoras da viagem. A associação comercial de empresas trabalha pelo fortalecimento das relações entre os dois países em diversas frentes como a tecnologia e a agricultura, que são potenciais de SC. De acordo com o Observatório FIESC, o estado exporta para o Canadá desde carnes de aves e suínas até motores e transformadores elétricos, máquinas e aparelhos de uso agrícola.
“A Câmara de Comércio Brasil-Canadá nos recebeu com um coquetel oferecido especialmente para a Missão ACATE, que contava com aproximadamente 100 pessoas, entre elas a Comunidade de Empreendedores no Canadá. Representantes de vários bancos brasileiros e grandes corporates estavam entre os convidados. Tivemos a oportunidade de nos conectar com essas empresas e também com figuras públicas, como a embaixadora do Brasil no Canadá, por exemplo”, afirmou o vice-presidente de Internacionalização da ACATE e principal articulador da Missão, Henrique Bilbao.
Além do encontro com a BCCC, no segundo dia de Missão, a comitiva catarinense promoveu agenda com autoridades, investidores e organizações de desenvolvimento econômico. Com representantes governamentais do Canadá e da província de Ontário, a reunião tratou sobre oportunidades relacionadas a empregos, inovação, ciência, indústria, imigração e parcerias estratégicas.
Entre as oportunidades para empresas catarinenses, estão financiamentos para internacionalização de negócios por meio do Mitacs, uma organização canadense parceira da ACATE que apoia o intercâmbio de empresas, missões e oferece incentivos à pesquisa e desenvolvimento.
A agenda da Missão por Toronto encerrou no dia 29 de junho com visitas à aceleradora LatAm Startups, uma iniciativa pioneira no Canadá e que auxilia no desenvolvimento de empresas de países latino-americanos e de outros países emergentes, que desejam se estabelecer ou expandir suas atividades para o país. A comitiva também esteve no escritório da Microsoft e na Bolsa de Valores de Toronto (TSX), onde foi surpreendida com a exibição da marca ACATE no painel utilizado para anunciar empresas que realizam seus processos de IPO por meio da TSX.
“Ao visitar o LatAm Startups, pudemos perceber o potencial gigante de estarmos em ecossistemas de inovação não só no Canadá, como de outros lugares no mundo”, comentou Henrique.
Para o vice-presidente de Marketing da ACATE, Walmoli Gerber Jr., o reconhecimento da ACATE internacionalmente é motivo de orgulho. “O objetivo principal desta viagem foi visualizar que as nossas empresas têm fácil entrada no mercado canadense, com produtos altamente competitivos e em alguns mercados, inclusive, mais avançados como na área de saúde, fintechs e varejo”.
Na sexta-feira, a Missão seguiu para as cidades de Kitchener e Waterloo, onde os integrantes conheceram os ecossistemas de inovação e empreendedorismo da Communitech, The Accelerator Centre e Catalyst.
“O Secretário de Desenvolvimento Econômico de Kitchener fez uma apresentação completa para nós de como funciona a cidade e como se dá todo o desenvolvimento do município, que é considerado o “vale do silício canadense” afirmou Henrique Bilbao. A visita à cidade de Kitchener também incluiu reunião com o prefeito Berry Vrbanovic, que recebeu alguns líderes da ACATE e figuras públicas de Santa Catarina, entregando ao final do encontro a proposta de cidades irmãs para os participantes da Missão.
A Missão International Tech Tour Toronto
Considerado um dos ecossistemas de inovação mais avançados do mundo, o Canadá foi o país escolhido para a primeira Missão de Negócios da ACATE. A Missão International Tech Tour Toronto, aconteceu entre os dias 24 de junho e 02 de julho e teve como objetivo proporcionar a troca de experiências e conhecimentos entre as empresas participantes.
A Missão Internacional ACATE é uma iniciativa do Grupo Temático Internacionalização, juntamente com a vice-presidência de Internacionalização, em parceria com o SEBRAE, The Accelerator Center, Mitacs, Communitech, Latam Startups, Conestoga e TSX. A Missão Internacional é exclusiva para empresas associadas à ACATE.
Tem interesse de participar da próxima oportunidade?