Florianópolis receberá encontro nacional de empresas startups
Imagine executivos, novos empreendedores, investidores anjos, aceleradores de negócios e programadores reunidos em um Happy Hour de negócios para conversar sobre oportunidades, tecnologia e tendências.
Imagine executivos, novos empreendedores, investidores anjos, aceleradores de negócios e programadores reunidos em um Happy Hour de negócios para conversar sobre oportunidades, tecnologia e tendências.
Essa é a proposta do Startup Floripa, ação que faz parte da agenda dos principais eventos de empreendedorismo e tecnologia da cidade. O evento conecta os principais players do chamado “ecossistema startup”, termo utilizado para designar o conjunto de pessoas, entidades, grupos e empresas que fazem parte da cadeia de nascimento e desenvolvimento das startups. Governo, grandes empresas, universidades, startups, investidores (anjos e fundos) e aceleradoras são exemplos de personagens desse ecossistema.
O Startup Floripa acontece a cada quarto meses, sempre com uma dinâmica diferente. Rodadas de Negócios para conectar startups e investidores, Desafio de Startups para revelar novos negócios promissores, convidados compartilhando experiências com os presentes e o principal, muito networking em uma área com dinâmicas que facilitam o contato entre os participantes.
“Negócios começam a nascer quando pessoas se conhecem”, diz Tiago Asevedo, organizador do evento e fundador do Circuito Startup (www.circuitostartup.com), empresa engajada na criação de uma espécie de ecossistema digital.
“Todos sabem que um dos maiores ativos para um negócio é a rede de contatos, mas nem todos investem na criação de uma rede de valor”, conta Tiago. “Quem participa com frequência dos eventos do Circuito Startup consegue conhecer e construir relacionamento com pessoas que podem ajudar muito seu negócio, além de se aproximar do mercado”, completa.
O evento nasceu no Rio de Janeiro e rapidamente se espalhou pelo Brasil através de organizadores locais. São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre entre outras cidades já receberam edições. Dia 24 de setembro será a vez de Florianópolis.
Existem casos de investimento realizados através de contatos estabelecidos no evento. “Tive a oportunidade de conhecer investidores que vieram a se tornar sócios de minha empresa”, diz o empreendedor Marcelo Roque.
“Os eventos do Circuito Startup são essenciais para as Startups Brasileiras. Através dele fiz diversos contatos de muita relevância. Foi lá que conquistei os principais parceiros estratégicos para minha startup e possíveis investidores com os quais estou negociando”, conta Alessandro, participante da edição paulista do evento.
“Ótimo para validar seu projeto, complementar sua equipe e encontrar pessoas com longa experiência no mercado”, completa o empreendedor Pedro Góes.
Além de fazer networking, os participantes do Startup Floripa poderão acompanhar o Startup Talks, bate-papo sobre negócios, tecnologia e tendências com convidados especiais onde os presentes podem fazer perguntas e tirar dúvidas. Na edição do dia 24 de setembro o bate-papo contará com uma sessão de “lições aprendidas” com participantes do TechCrunch Disrupt, um dos principais eventos de tecnologia e startups que aconteceu na última semana nos Estados Unidos.
O Startup Floripa contará ainda com uma área de exposição de Startups para empreendedores que desejam colocar produtos e serviços em contato com os participantes, ouvindo feedbacks e testando aplicações. Na área é possível descobrir novos serviços e ver o que os empreendedores locais estão criando.
A edição do dia 24 de setembro conta com apoio da Endeavor e SEBRAE. As inscrições podem ser feitas através do site www.startupfloripa.com.br.