BRy participa de pesquisa sobre sistema de votação pela internet
A BRy Tecnologia, em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), pesquisou e desenvolveu um sistema voltado para a realização, com segurança, de votações pela internet. O sistema pode ser utilizado em diversos tipos de processos de eleição ou de tomada de decisão como, por exemplo, votações em entidades de classe, plebiscitos, pesquisas de opinião e assembleias virtuais, entre outros.
A BRy Tecnologia, em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), pesquisou e desenvolveu um sistema voltado para a realização, com segurança, de votações pela internet. O sistema pode ser utilizado em diversos tipos de processos de eleição ou de tomada de decisão como, por exemplo, votações em entidades de classe, plebiscitos, pesquisas de opinião e assembleias virtuais, entre outros. A solução oferece a garantia de segurança e confiança nos dados e resultados da votação, por meio da criptografia.
Cada vez mais a votação pela internet está sendo adotada por entidades que precisam realizar processos eleitorais, ou de consulta, de maneira sistemática ou que envolvem participantes fisicamente distantes. No entanto, os atuais sistemas de votação digital não garantem a total segurança do processo de eleição ou de tomada de decisão, comprometendo, muitas vezes, toda a consulta. Falhas ou brechas em sistemas e processos de votações pela internet podem também gerar dados imprecisos e invalidar os resultados do pleito.
Agregar confiança e segurança aos dados, fluxos, participantes e resultados de votações pela internet é o objetivo principal do projeto desenvolvido pela BRy, com apoio da UFSC. Para isso, o sistema abrange modernos protocolos criptográficos que oferecem confiabilidade, eficiência e segurança aos processos de votação eletrônica. Entre os diferenciais do sistema está a possibilidade de definição de requisitos de seguranças adaptados para cada votação. O sistema também garante o sigilo da opção de voto, a autenticidade do votante e a certificação ao eleitor que seu voto foi computado, por meio de um recibo para conferência.
Com a utilização dessa tecnologia, as entidades poderão realizar votações pela internet de forma rápida, com resultados precisos e com várias garantias de segurança. Dessa forma, será possível substituir os meios tradicionais de votações com urnas físicas e cédulas de papel. Por consequência, as entidades oferecerão aos seus membros acesso à eleição sem necessidade de deslocamento, com maior agilidade e redução de custos. Além disso, o sistema permite a auditabilidade de todo o processo e a rapidez na contabilização dos votos.
Iniciado em 2010, o projeto é resultado de uma parceria entre a BRy Tecnologia e a UFSC, por meio do Laboratório de Desenvolvimento de Software (Labsoft). O projeto também contou com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), por meio do programa RHAE Pesquisador na empresa. Atualmente, o sistema encontra-se em fase final de desenvolvimento pelas equipes da BRy e da UFSC.