Brasil leva soluções educacionais inovadoras para a Feira do Livro de Frankfurt
De 9 a 13 de outubro, quatro empresas brasileiras especializadas em softwares para o segmento de educação participarão, na Alemanha, da Feira do Livro de Frankfurt. Maior mostra desse segmento em todo o mundo, ela contempla também os segmentos de multimídia e de comunicação, tendo este ano o Brasil como país homenageado. Mais de 70 autores representarão os escritores brasileiros e o evento se apresenta não apenas como oportunidade para a promoção da imagem do país no exterior, mas para a ampliação da exportação de serviços e bens culturais nacionais.
De 9 a 13 de outubro, quatro empresas brasileiras especializadas em softwares para o segmento de educação participarão, na Alemanha, da Feira do Livro de Frankfurt. Maior mostra desse segmento em todo o mundo, ela contempla também os segmentos de multimídia e de comunicação, tendo este ano o Brasil como país homenageado. Mais de 70 autores representarão os escritores brasileiros e o evento se apresenta não apenas como oportunidade para a promoção da imagem do país no exterior, mas para a ampliação da exportação de serviços e bens culturais nacionais. Nesta edição, a Feira do Livro de Frankfurt receberá 7.539 expositores de 111 países.
A iniciativa está sendo organizada pela vertical de Educação do projeto de promoção de exportação do setor de software e serviços de TI, desenvolvido em parceria pela Softex com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – Apex-Brasil.
Reunidas no pavilhão de Conteúdo Digital (4.2), as quatro companhias se apresentarão sob a marca Brasil IT+, que identifica internacionalmente o setor de TI brasileiro, e demonstrarão as suas soluções aos mais de 300 mil visitantes aguardados pelos organizadores. São elas: Bookess, Educandus, EvoBooks e P3D.
Exportando para mais de 20 países e com produtos disponíveis em 13 idiomas, a P3D desenvolve softwares educacionais em realidade virtual e lançará simultaneamente na Feira de Frankfurt e nas lojas Android Market e App Store novos títulos de biologia desenvolvidos em realidade virtual que contém modelos 3D interativos, em inglês, português e chinês.
“Nossa primeira participação no evento foi em 2011. Há dois anos, percebemos que as editoras ainda estavam muito preocupadas com quais plataformas de e-books iriam trabalhar e como garantiriam o controle sobre direitos autorais (DRM’s). Por isso, a questão de conteúdos digitais nativos para tablets ainda não estava no centro das preocupações da maioria dos visitantes no pavilhão 4.2, que é dedicado à tecnologia. Nesta edição, acreditamos que encontraremos as editoras em um momento diferente, com abertura para buscar conteúdos de fato concebidos como digitais e não apenas digitalizados”, comenta seu presidente, Mervyn Lowe.
Já a EvoBooks, editora digital de conteúdo educacional que produz livros-aplicativos interativos e em 3D para o ensino fundamental, apresentará aos visitantes uma coleção, em Inglês, com cinco disciplinas: Matemática, Biologia, Química, Física e Geografia. “Levaremos para a Alemanha uma solução inédita, com um conteúdo pedagógico realista e divertido para o aluno e muito mais atrativa do que um livro analógico. Esperamos que o evento ajude a posicionar o Brasil como um player no mercado global de desenvolvimento de conteúdo digital”, destaca Carlos Griego, fundador e diretor comercial da EvoBooks.
Na Feira do Livro de Frankfurt, a Bookess lançará, em Espanhol, a sua plataforma online Bookess.com que desempenha os papéis de editora e de biblioteca, disponibilizando a licença de uso a interessados dos mais diversos países. Outra empresa integrante do projeto Brasil IT+, a Educandus, possui mais de 20 anos de atuação no fornecimento de tecnologia e serviços que proporcionam uma melhoria dos processos de aprendizagem e de ensino para a educação básica e levará para o evento seu portfolio de conteúdos e de jogos digitais.
Na análise de Luciane Schütte, consultora da Softex, “embora a Alemanha seja um mercado-alvo novo e o nosso principal objetivo seja identificar parceiros potenciais na Europa e América Latina no setor de conteúdo digital para as empresas brasileiras, nossa projeção é que a participação na Feira do Livro de Frankfurt consiga viabilizar cerca de R$ 500 mil em negócios para a nossa delegação”.
Softex