ACATE e BRDE recebem empresas que irão acelerar a etapa comercial no BRDE Labs SC
A ACATE e o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo-Sul (BRDE) realizaram o evento de início das atividades do programa de aceleração BRDE Labs SC no último dia 1º de agosto. As 100 startups selecionadas participaram de forma virtual e presencial, no CIA Primavera, em Florianópolis, e foram apresentadas ao cronograma de workshops, mentorias com especialistas em vendas e demais oportunidades da iniciativa, como a premiação de até R$ 20 mil.
O programa é destinado a empresas de todo o estado de Santa Catarina que estão em fase de operação e tração. A vice-presidente de Ecossistema da ACATE, Paula Lunardelli, participou da abertura do programa e compartilhou com os demais empreendedores a importância de estar conectado a iniciativas de desenvolvimento do ecossistema catarinense de inovação.
“O processo de vendas é uma das dores mais relevantes das empresas em estágios iniciais. Na prática, costumamos olhar para o processo comercial como uma parte, mas ele é basicamente tudo no início da jornada. E o BRDE Labs SC apresenta o que é a etapa comercial e auxilia as empresas a criarem a cultura de vendas e trilharem o caminho de acordo com o mercado e seus clientes”, ressaltou Paula.
O programa tem o propósito de apoiar os negócios na estruturação e validação das estratégias e processos internos, conforme destacou Felipe Castro de Couto, gerente de operações do BRDE: “O objetivo do programa é viabilizar um modelo de negócio adequado ao perfil de cada uma das empresas para transformá-las em negócios viáveis e escaláveis”.
A programação de atividades do BRDE Labs SC seguirá até o mês de novembro. Durante este período, as startups terão workshops, mentorias coletivas e ferramentas no formato virtual. De forma presencial, a formação empreendedora também terá encontros regionais nos polos ACATE em Chapecó, Joinville, Criciúma, Rio do Sul, Blumenau e Lages. Além dos eventos, o BRDE realizará bancas em cada uma das mesorregiões, para que as empresas apresentem pitchs e sejam avaliadas após a realização das atividades. As startups com melhor desempenho dividirão o prêmio total de R$ 180 mil.
Em relação à edição passada do programa, o BRDE Labs SC tem como novidade lives temáticas voltadas para setores específicos e suas oportunidades de negócios. Entre os temas estão: transformação digital, energia solar e veículos elétricos, sustentabilidade ambiental, tendências em inovação para governo e mercado de ativos ambientais.
Para dar início aos conteúdos, o evento de abertura do programa apresentou a palestra de Anna Beatriz Flores, head de Operação da Softplan, que detalhou estratégias para alavancar a máquina de vendas. A profissional compartilhou sua experiência e o case da empresa que é referência em tecnologia no Brasil em meio às mudanças de comportamento de clientes nos últimos anos.
Após a abertura, as startups farão um diagnóstico do negócio para avaliação da maturidade comercial na plataforma da Inside Academy, onde os conteúdos também serão disponibilizados para acesso dos empreendedores. A plataforma desenvolvida pela Inside, empresa especialista em vendas, apoia negócios na gestão, operação e capacitação.
Além dos conteúdos de formação empreendedora, as empresas terão acesso networking com o ecossistema de inovação catarinense, passam a integrar o ACATE Startups e têm a possibilidade de participar de outros programas da Associação como o LinkLab, Verticais de Negócios, Grupos Temáticos e MIDITEC, entre outros benefícios que incluem vantagens especiais e descontos na compra de serviços, produtos e ferramentas.
Para saber mais sobre o BRDE Labs SC e a programação de atividades em 2023, clique aqui.