Prefeitura de Vitória amplia segurança de prontuário do munícipe
Com o objetivo de ampliar a segurança no acesso, tramitação e armazenamento dos documentos gerados pelo prontuário eletrônico do munícipe, a Prefeitura de Vitória está implantando um sistema de assinatura digital que integra diferentes soluções desenvolvidas pela empresa BRy Tecnologia, de Florianópolis. O sistema, desenvolvido para atender as necessidades da Prefeitura, irá possibilitar a utilização de assinatura digital em todos os processos do prontuário eletrônico.
Com o objetivo de ampliar a segurança no acesso, tramitação e armazenamento dos documentos gerados pelo prontuário eletrônico do munícipe, a Prefeitura de Vitória está implantando um sistema de assinatura digital que integra diferentes soluções desenvolvidas pela empresa BRy Tecnologia, de Florianópolis. O sistema, desenvolvido para atender as necessidades da Prefeitura, irá possibilitar a utilização de assinatura digital em todos os processos do prontuário eletrônico. A adoção da tecnologia oferecerá aos profissionais e pacientes da rede pública municipal de saúde a garantia da integridade e autoria das informações disponibilizadas pelo sistema.
O prontuário eletrônico do munícipe de Vitória faz parte do sistema Rede Bem Estar (RBE), que integra os diferentes estabelecimentos de saúde do município e profissionais de diversas categorias e especialidades, como médicos, psicólogos, dentistas e enfermeiros. Por meio do prontuário eletrônico, as informações dos pacientes são armazenadas em um único sistema e compartilhadas de forma virtual entre todas as unidades de saúde, de acordo com a necessidade de atendimento ao cidadão. Atualmente, mais de dois mil profissionais acessam o prontuário eletrônico, que beneficia mais de 70 mil famílias e 330 mil pacientes.
Em operação desde 2009, o prontuário eletrônico é utilizado por 38 estabelecimentos de saúde, entre eles centros de referência, Pronto Atendimentos 24 horas, unidades básicas, unidades básicas com estratégia para saúde da família e centros de especialidades.”Além de integrar em um único lugar todos os diferentes tipos de informações, geradas em vários formatos, em época diferentes e por diferentes profissionais, o prontuário eletrônico solucionou problemas como anotações ilegíveis, rasuras, perdas de informações e uso irregular dos dados”, explica Paulo César Barbosa Fernandes, analista em TI da Prefeitura de Vitória.
A partir da implantação do sistema de assinatura digital, o objetivo da Prefeitura de Vitória é ampliar a segurança dos dados que trafegam pelo prontuário eletrônico, aferindo a integridade e a autenticidade das informações. Com o novo sistema, cada registro no prontuário eletrônico terá a assinatura digital do profissional de saúde. “Com a assinatura digital, nosso prontuário oferecerá maior agilidade na transmissão de documentos, visto que podem ser transmitidos de forma digital. Também será mais fácil confirmar a autenticidade e integridade do documento, com maior segurança em relação ao arquivo em papel e à assinatura física”, afirma Fernandes.
Outro resultado esperado com a implantação do sistema desenvolvido pela BRy, é a redução de custos de circulação, manutenção e a armazenagem dos registros dos profissionais de saúde. “A utilização da assinatura também tem como objetivo reduzir custos, principalmente com a impressão de vias de documentos que são necessárias apenas para arquivamento. Utilizando padrão ICP-Brasil aderente a portaria MP 2.200, podemos eliminar esse desperdício, com respaldo jurídico, atendendo também a exigências de alguns conselhos, como o CFM”, explica o analista de TI da Prefeitura de Vitória.