Incubadoras de Florianópolis abrem as portas e trazem interessados para debater empreendedorismo com empresários
Mais do que ter uma boa ideia e muita vontade, empreender demanda conhecimento amplo do mercado, saber se relacionar e não ter medo de assumir riscos. Estas foram algumas das lições que futuros empreendedores aprenderam durante um bate-papo com empresários, promovido pelas incubadoras MIDI Tecnológico e CELTA, em parceria com o Comitê para Democratização da Informática (CDI-SC), nesta quarta (20), em Florianópolis.
Mais do que ter uma boa ideia e muita vontade, empreender demanda conhecimento amplo do mercado, saber se relacionar e não ter medo de assumir riscos. Estas foram algumas das lições que futuros empreendedores aprenderam durante um bate-papo com empresários, promovido pelas incubadoras MIDI Tecnológico e CELTA, em parceria com o Comitê para Democratização da Informática (CDI-SC), nesta quarta (20), em Florianópolis. O encontro informal, realizado no CELTA, fez parte da Semana Global do Empreendedorismo – evento organizado pela Endeavor – e serviu para os participantes conhecerem um pouco da história do polo tecnológico que atualmente reúne cerca de 600 empresas na Capital e que fatura mais de R$ 1 bilhão por ano.
Para quem quer começar um negócio, as incubadoras são uma excelente oportunidade, pois oferecem estrutura de apoio e capacitação aos novos empreendedores, como lembrou Tony Chierighini, diretor executivo do CELTA. “O resultado, para as incubadoras, é o sucesso das incubadas, mas para isso é preciso assumir riscos. A segurança, neste processo, não existe”, ressaltou. O MIDI Tecnológico, incubadora gerida pela Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE) e mantida pelo Sebrae/SC, mostrou no evento como uma empresa pode se habilitar para ser incubada: a partir de um processo seletivo, os proponentes fazem uma apresentação, produzem um descritivo do processo e depois o modelo de negócios é avaliado. Em 15 anos, 71 empresas foram graduadas pelo MIDI, que hoje conta com seis residentes e outras 15 incubadas na categoria virtual, afirmou a coordenadora técnica Kamila Bittarello.
Como estímulo a quem decidiu empreender, o presidente do CDI SC, Heitor Blum S. Thiago, destacou alguns conselhos, como o cuidado com a gestão completa do negócio (entender de vendas, custos e tributos, marketing etc.), estar sempre atento ao mercado e a novas oportunidades que surgem, ser associativo e conhecer outros empresários do segmento. Blum também salientou a necessidade se manter atualizado e capacitado, especialmente para quem vai empreender no setor de tecnologia.
O evento contou também com a participação do presidente da ACATE e da empresa graduada Reason, Guilherme Bernard; do diretor da empresa graduada JExperts, Sérgio Viola; e do diretor da incubada WaveTech, Guillaume Barrault. Além do bate-papo, durante todo o dia de ontem, MIDI e CELTA fizeram um dia de "portas abertas" para visitação e para prestarem esclarecimentos sobre a incubação e consultorias sobre temas, como capital de risco, marketing, gestão, imprensa, entre outros.
Empreendedorismo – A Semana Global do Empreendedorismo (SGE) 2013 ocorre entre os dias 18 e 24 de novembro em mais de 130 países. Em Santa Catarina, a iniciativa é coordenada pela Endeavor, que irá promover atividades que fortaleçam a cultura do empreendedorismo em todas as regiões do Estado. Em 2012, a SGE mobilizou no Brasil mais de 1,6 milhão de pessoas, com quase 4 mil atividades e 550 parceiros – o que faz da Semana brasileira a maior do mundo, com três premiações internacionais.