Softex participa da solenidade de premiação do 1° Desafio de Ideias para aplicativos do Participa.br
Foi realizada na manhã desta sexta-feira, 13, no Hotel Nacional, em Brasília, a solenidade de premiação do 1º Desafio de Ideias para aplicativos do Participa.br. Mais de 20 propostas de aplicativos e até mesmo protótipos, divididos em oito trilhas temáticas, foram recebidos pelo comitê organizador.
Foi realizada na manhã desta sexta-feira, 13, no Hotel Nacional, em Brasília, a solenidade de premiação do 1º Desafio de Ideias para aplicativos do Participa.br. Mais de 20 propostas de aplicativos e até mesmo protótipos, divididos em oito trilhas temáticas, foram recebidos pelo comitê organizador.
A iniciativa, promovida pela Secretaria-Geral da Presidência da República (SG-PR), por meio da Secretaria Nacional de Articulação Social (SNAS), teve por objetivo reunir sugestões de aplicativos para o Participa.br, abrindo canais de colaboração com a sociedade brasileira para a melhoria e a ampliação das possibilidades de participação dos cidadãos por meio da internet.
O evento contou com as presenças de Ricardo Poppi, coordenador de Novas Mídias e Outras Linguagens de Participação da Secretaria-Geral da Presidência da República; Ronald Costa, representante da Secretaria Nacional de Articulação Social da Presidência da República; Pedro Menezes, gestor público do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI); Luis Felipe Costa, diretor de Sistemas de Informação do Ministério do Planejamento; David Kuhn, do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), e Marcos Mandacaru, vice-presidente executivo da Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex).
Como destacou na solenidade o representante da Secretaria Nacional de Articulação Social da Presidência da República, Ronald Costa, “o Desafio consolida a participação do cidadão na construção da plataforma que possibilitará a ampliação da interação entre o governo e a sociedade”.
Marcos Mandacaru lembrou que a Tecnologia da Informação (TI) permeia toda a sociedade e os diversos setores econômicos e deve ser utilizada como um instrumento para aproximar o cidadão do poder público.
“O Brasil é um país conectado e os seus desafios devem ser endereçados por meio do emprego dos recursos de TI. Apoiar o desenvolvimento do software nacional e também de novas empresas de base tecnológica está no escopo das atividades da Softex e entendemos que a combinação da tecnologia com a comunicação permitirá alcançar melhores resultados na interação entre os cidadãos, as comunidades e o governo”, ponderou Mandacaru.
Para Pedro Menezes, gestor público do MCTI, “embora a importância da participação social seja uma obviedade, como fazê-la de forma eficiente é um desafio. Esse concurso nos permitiu dar o salto necessário, que é conferir escala a essa proposta de aproximar governo e sociedade por meio do emprego da TI”.
Luis Felipe Costa, diretor de Sistemas de Informação do Ministério do Planejamento, acredita ser essencial que o cidadão utilize o potencial da internet como um instrumento de transformação da realidade da sua localidade. “É com a participação da sociedade e com a ampliação do acesso à informação que o governo pode compreender melhor as demandas e as necessidades de uma comunidade”, ressaltou.
O vencedor do 1º Desafio de Ideias para aplicativos do Participa.br foi o aplicativo PEC – Políticos Futebol Clube, uma gameficacão dos processos políticos baseados nas atividades dos deputados da Câmara Federal com o objetivo de aumentar o conhecimento relacionado às atividades dos deputados por parte dos cidadãos.
A segunda colocação ficou com o aplicativo de Auditoria Cívica na Saúde, para análise dos indicadores do Programa Saúde da Família do Governo Federal, e a terceira com o Diapha, para ouvidoria pública do cidadão.
Ricardo Poppi, coordenador de Novas Mídias e Outras Linguagens de Participação da Secretaria-Geral da Presidência da República, destacou que todas as propostas de aplicativos recebidas durante o Desafio passarão a compor um banco de ideias. “Nosso próximo passo será apresentá-las para desenvolvimento durante o encontro Hacker no Fórum Social Temático/Conexões Globais, a ser realizado em Porto Alegre de 21 a 26 de janeiro de 2014”, concluiu.