Com nova certificação, Grupo Nexxera alcança padrão internacional de segurança em transações de pagamento
O Grupo Nexxera, holding de empresas que desenvolve soluções para ambiente eletrônico de negócios, acaba de conquistar uma das mais complexas certificações de segurança do mercado financeiro – o PCI Data Security Standard (DSS) 2.0 – e projeta um crescimento de pelo menos 50% no volume de processamentos de pagamento para o próximo ano.
O Grupo Nexxera, holding de empresas que desenvolve soluções para ambiente eletrônico de negócios, acaba de conquistar uma das mais complexas certificações de segurança do mercado financeiro – o PCI Data Security Standard (DSS) 2.0 – e projeta um crescimento de pelo menos 50% no volume de processamentos de pagamento para o próximo ano. A companhia, com sede em Florianópolis (SC), processa anualmente 2,2 bilhões de transações por ano e espera, com a nova certificação, ampliar a oferta de serviços e chegar a um volume de 3 a 3,5 bilhões de transações/ano.
O PCI DSS 2.0 é um padrão internacional exigido pela indústria de cartões de pagamento para a proteção dos dados transmitidos e para reduzir perdas com fraudes, incidentes de segurança e falhas no ambiente tecnológico. "Esta certificação nos coloca em um novo patamar no mercado, pois habilita a fazer negócios em um ambiente global na área de processamento de pagamentos", define Edson Silva, presidente do Grupo Nexxera.
A empresa tem 21 anos de atuação no mercado de soluções para ambiente eletrônico de negócios (documento eletrônico, gestão financeira, suporte para supply chain, captura de transações, pagamento mobile) sendo homologada em mais de 70 bancos, dos quais muitos realizam auditorias anuais de segurança.
Segundo a Módulo, empresa responsável pela certificação ao grupo catarinense, a utilização de empresas especializadas para a captura e transmissão de transações de cartão é uma tendência consolidada. “O usuário final terá a certeza que a empresa se preocupa cada vez mais com a segurança dos serviços prestados e investe em controles e aderência às melhores práticas nas transações em meios de pagamento.”
A nova certificação será fundamental para os negócios da NexxPago, empresa do grupo responsável pela área de processamento de pagamentos e que desenvolveu uma plataforma de pagamentos mobile voltada a segmentos mais específicos de mercado, como o de crédito produtivo para microempreendedores e grandes concessionárias públicas (utilities). Além disso, a empresa pretende atuar como parceiro tecnológico de marcas globais que querem atuar no mercado local e precisam de "tropicalização" para se adaptar e crescer no mercado interno, trazendo também novas bandeiras para o país. "Queremos nos consolidar como a principal opção de processadora do país, fornecendo ferramentas de fácil utilização", aponta Linconl Rocha, vice-presidente da NexxPago. A certificação também terá reflexo sobre os tradicionais processos bancários de pagamento e cobrança, que receberão outras formas de cobrar e pagar adotados pelo mercado, ampliando o diferencial das soluções do Grupo Nexxera junto aos bancos, empresas e pessoas.
Sobre o PCI DSS 2.0
O PCI Data Security Standard (PCI-DSS) estabelece requisitos de segurança obrigatórios para todas as empresas que processam, armazenam e/ou transmitem eletronicamente dados de cartão de crédito. Quem adota estas regras está homologado a prestar serviços às bandeiras Visa, MasterCard, American Express, Diners, JCB e Discover.
O processo de avaliação é feito em 3 etapas principais. A primeira é a análise de não conformidades, momento em que são identificados os pontos de não conformidade dos procedimentos existentes com os padões PCI DSS. Em seguida é feito o plano de açãoe remediação, quando ocorre a criação de planos de ação específicos para adaptar e corrigir os processos não conformes em todas as áreas envolvidas. Por último é feita a auditoria de certificação, na qual um auditor da Módulo é enviado para auditar todos os processos incluídos no escopo de certificação do padrão PCI DSS.