IPM apresenta sistema de gestão pública em nuvem na ExpoFecam 2014
Uma plataforma de gestão pública acessível totalmente pela internet, por tablets e celulares, sem a necessidade de gastos com servidores físicos para armazenamento de dados e cabeamento.
Uma plataforma de gestão pública acessível totalmente pela internet, por tablets e celulares, sem a necessidade de gastos com servidores físicos para armazenamento de dados e cabeamento. Esta é a tecnologia que será apresentada pela IPM, empresa catarinense referência na área, a gestores públicos municipais na décima edição da ExpoFecam, feira paralela ao XII Congresso dos Municípios, promovido pela Federação Catarinense dos Municípios (Fecam), que ocorre de 11 a 14 de fevereiro, no CentroSul, em Florianópolis.
No estande da empresa, os gestores poderão conhecer e tirar dúvidas sobre a tecnologia de gestão, que é tendência em grandes empresas privadas e realidade em dezenas de prefeituras catarinenses, como Barra Velha, Aurora, Rio do Sul, Concórdia, e no Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC). Outras 60 prefeituras catarinenses já licitaram a implantação do sistema, que também está em operação em cidades gaúchas e paranaenses.
Entre as principais vantagens da tecnologia está a mobilidade, já que pode ser acessado a qualquer hora ou local, e a segurança dos dados. As informações gerenciais são todas armazenadas em um banco de dados da IPM, localizado em Curitiba (PR), que mantém alto padrão de segurança de rede. O Atende.Net Web, como é conhecida a ferramenta, também agiliza os processos administrativos em órgãos públicos, uma vez que funciona em cadastro único, ou seja, os dados são inseridos no sistema apenas uma vez, e compartilhados com todos os órgãos da instituição.
O sistema também facilita a implantação de Portais da Transparência, exigidos por lei desde 2009. Nos sites da prefeituras, o portal tem a base de dados totalmente integrada em tempo real com o sistema de gestão, e é aberto a população em geral. Outro benefício é o Portal do Cidadão, que disponibiliza aos contribuintes serviços como emissão de guias de IPTU, certidão negativa de débito, acesso a publicações legais e atos administrativos, entre outros serviços, sem a necessidade de se deslocar até a prefeitura.
Além da ExpoFecam, o Congresso Catarinense de Municípios será um amplo espaço para discussão de temas como planejamento e desenvolvimento regional, mobilização de gestores públicos, investimentos para Santa Catarina e arrecadação e gestão municipal. Ao longo dos três dias de evento, os debates serão conduzidos por representantes do executivo de diversos municípios catarinenses, presidentes e diretores de estatais, empresas de economia mista e autarquias, além de autoridades dos governos federal e estadual.
Confira a programação completa.