Softex promove Programa de Internacionalização em São Paulo
A Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro – Softex promoverá em São Paulo nos meses de março e maio a primeira edição do Inter-Com TI, Programa de Internacionalização e Competitividade.
A Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro – Softex promoverá em São Paulo nos meses de março e maio a primeira edição do Inter-Com TI, Programa de Internacionalização e Competitividade. A iniciativa, custeada pela Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), conta para a sua realização com o apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), que desenvolveu o modelo com a Fundação Dom Cabral (FDC).
Customizado pela Softex em parceria com a FDC para atender às características peculiares da Indústria de Software e Serviços de TI (IBSS), o Inter-Com TI foi especialmente estruturado para transformar as companhias nacionais desse setor em competidores globais.
“O projeto traz uma grande oportunidade para as empresas se capacitarem no processo de internacionalização, que tem sido um segmento estratégico da economia brasileira. Neste contexto, a Softex, a FDC e a FINEP tem sido importantes parceiras da Apex-Brasil”, afirma Maurício Borges, presidente da Apex-Brasil.
O Programa Inter-Com TI apresenta aos empresários interessados as oportunidades e os desafios enfrentados pelas empresas brasileiras no processo de internacionalização de seus negócios. Ele inclui palestras de especialistas ligados à FDC e depoimentos de representantes de empresas do setor de TI bem-sucedidas com negócios fora do Brasil. Durante 40 horas, os participantes terão a oportunidade de discutir e aplicar modernos conceitos sobre internacionalização, refletir sobre estratégias específicas para a sua organização, simular situações reais do ambiente de negócios internacionais por meio de jogos e compreender melhor as ferramentas de apoio oferecidas pela Softex e pela Apex-Brasil.
Ao longo dos últimos anos, as companhias brasileiras vêm ampliando cada vez mais a sua presença nos principais mercados mundiais e também abrindo operações no exterior. Em 2013, a receita líquida da IBSS proveniente de exportações, segundo estimativa do Observatório Softex, unidade de estudos e pesquisas da entidade, foi da ordem de US$ 2 bilhões.
“Queremos preparar as empresas nacionais a atuarem de forma mais competitiva no exterior não apenas aumentando as exportações e estimulando a presença física de nossas companhias em mercados internacionais de seu interesse, como também as tornando globais, prontas para competirem dentro do mercado brasileiro”, explica Gláucia Chiliatto, gerente internacional da Softex, destacando a presença na grade de palestrantes de líderes e executivos envolvidos com o processo decisório da agenda internacional de suas organizações.
Os interessados em participar do Programa Inter-Com TI, que será realizado em duas etapas – 26, 27 e 28 de março e 15 e 16 de maio – devem preencher o questionário de avaliação de potencial de internacionalização no endereço https://docs.google.com/forms/d/1XNIwdAvqlE5_YHk5rPti25FhnL1fy57oIcskXC4eV6I/viewform.
As inscrições encerram-se no dia 21 de fevereiro. Informações adicionais pelo telefone (19) 3731-7053.