Empresários da Capital miram o mercado americano
A Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE) e a Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF) organizam no próximo dia 11 às 8h30 na Matriz da ACIF o Seminário de negócios para estreitar o relacionamento com empresas e câmaras de comércio dos EUA.
A Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE) e a Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF) organizam no próximo dia 11 às 8h30 na Matriz da ACIF o Seminário de negócios para estreitar o relacionamento com empresas e câmaras de comércio dos EUA.
A balança comercial entre Santa Catariana e Estados Unidos movimentou mais de dois bilhões de dólares no ano passado, segundo dados da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC). Os norte-americanos também estão no topo da lista de maiores importadores de produtos catarinenses em 2013, somando 1,021 bilhões de dólares em comercializações, valor muito superior ao segundo destino, a China, para onde foram exportados cerca de 690 milhões de dólares no mesmo período.
As oportunidades e os desafios deste amplo mercado serão apresentados ao empresariado da Capital na segunda edição do workshop “Como fazer negócios nos Estados Unidos”, organizado pela Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF), no dia 11 de março. A intenção é mostrar aos empresários, especialmente pequenos e médios, qual o caminho para internacionalizar os negócios, tirando dúvidas sobre incentivos, parcerias, legislação, logística, entre outras. “A oportunidade é de aprender com quem efetivamente atua nesses processos de internacionalização, buscando a expansão das empresas no mercado norte americano”, explica o diretor de Assuntos Internacionais da ACIF, Klaus Raupp. Segundo o presidente da ACIF, Sander DeMira, “estes encontros são uma boa ocasião para estreitar o relacionamento entre os empresários da Capital com empresas e algumas câmara de comércio americanas, principalmente as com atuação em setores comuns aos da economia da Grande Florianópolis, como o setor tecnológico”, destaca.
O empresário Luiz Alberto Ferla, presidente da DOT Digital Group, também acredita que este tipo de evento pode abrir portas para negócios e parcerias, principalmente para o polo tecnológico da cidade, diretamente ligado às tendências norte-americanas. “Este encontro é promissor, pois o empresariado poderá conhecer bem as práticas e os canais para globalizar os negócios de uma forma segura, já que contará com o apoio institucional da ACIF”, explica.Formada por empresas que atuam no mercado digital, a DOT já tem parcerias estabelecidas com empresas norte-americanas na área de educação empresarial à distância e desenvolvimento de novas tecnologias.
Para Éwerson Wiethorn, diretor da Duatto, empresa que oferece serviços de contabilidade e gestão empresarial, será possível também mostrar o funcionamento do mercado brasileiro. “Aqui, pela burocracia, trabalhamos com outros prazos. Muitos estrangeiros se espantam com a quantidade de coisas que precisam ser feitas, bem como o tempo que se leva para fazê-las. Por isso, estes encontros são importantes para explicar as diferenças entre os mercados e diminuir todas as barreiras que impediriam uma boa negociação”, comenta. Atualmente, a Duatto mantém negócios cominvestidores, focados nos setores de construção civil, comercio e de TI de Florianópolis.
A segunda edição do evento na Associação Comercial receberá representantes da BBG (Brazilian Business Group), entidade que integra a comunidade empresarial brasileira no sul da Flórida, funcionando como uma câmara de negócios para atuar junto às autoridades americanas e brasileiras no exterior; da GFLA (Greater Fort Lauderdale Alliance), grupo que promove parcerias público-privadas para o desenvolvimento econômico do Condado de Broward, no sul da Flórida; da South Florida Technology Alliance, organização sem fins lucrativos de empresas e profissionais de tecnologia da informação, também do sul da Flórida; e da Duvekot Corporation, empresa americana que atua há mais de dez anos no apoio a internacionalização de empresas estrangeiras nos Estados Unidos, fornecendo apoio comercial, administrativo, contábil, financeiro e de logística. Segundo o diretor da ACIF, “a partir desta aproximação comercial com o sul da Flórida, que tem negócios em muitos setores de interesse para Florianópolis, a ideia é organizar na sequencia uma missão empresarial catarinense para aquela região”, destaca Klaus Raupp.
As inscrições para a segunda edição do workshop “Como fazer negócio nos Estados Unidos” já estão abertas e podem ser feitas pelo (48) 3224-3627 ou pelo e-mail " target="_blank">. Caso haja demanda, poderá ser aberta mais uma rodada de apresentações no dia 12 de março. O evento tem a parceria da ACATE e conta com o apoio da Duatto Contabilidade e da DOT Digital Group.
Serviço
O que: Workshop “Como fazer negócio nos Estados Unidos”, segunda edição.
Quando: 11 de março, das 8h30 às 12h.
Onde: Matriz da ACIF (Rua Emílio Blum, 121, Centro)
Inscrições: pelo (48) 3224-3627 ou e-mail [email protected]. Valor R$ 40,00 para público geral e R$ 20,00 para associados ACIF e ACATE.