Missão catarinense apresenta projetos Centros de Inovação ao Governo de Cingapura
Representantes do Governo do Estado e do Serviço de Apoio à Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (Sebrae/SC) foram recebidos pela agência de consultoria do Governo de Cingapura, JURONG Consultants, durante missão oficial ao país, nesta terça-feira, 4. “Queremos parceiros para inovar e contribuir com o desenvolvimento acelerado de um Estado que tem semelhanças com Cingapura.
Representantes do Governo do Estado e do Serviço de Apoio à Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (Sebrae/SC) foram recebidos pela agência de consultoria do Governo de Cingapura, JURONG Consultants, durante missão oficial ao país, nesta terça-feira, 4. “Queremos parceiros para inovar e contribuir com o desenvolvimento acelerado de um Estado que tem semelhanças com Cingapura. Nosso objetivo é firmar um acordo de cooperação para os onze Centros de Inovação que estão sendo implantamos em Santa Catarina”, declarou o secretário do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), Paulo Bornhausen, que lidera a comitiva catarinense.
A JURONG Consultants é especializada no desenvolvimento de parques tecnológicos e industriais e implantou distritos empresariais em diversos países, como Rússia, Mongólia, Arábia Saudita, Índia e China. Atua em 47 países com mais de 1,7 mil projetos instalados no mundo. A empresa, fundada em 1965, tem forte atuação na Ásia e começou a expandir os negócios para a América Latina. No Brasil, a JURONG Consultants participou de projetos em Minas Gerais e no Distrito Federal.
Centros de Inovação – Santa Catarina terá onze Centros de Inovação, projeto com custo de aproximadamente R$ 100 milhões, sendo que 50% é do Governo do Estado por meio do Pacto por Santa Catarina, 30% proveniente de emenda parlamentar e 20% corresponde ao valor dos terrenos, cedidos pelas prefeituras. As cidades selecionadas para o projeto são Florianópolis, Blumenau, Joinville, Chapecó, Tubarão, Criciúma, Itajaí, São Bento do Sul, Jaraguá do Sul, Joaçaba e Lages.
Entre os objetivos da criação destes Centros, destaca-se a consolidação do Sistema Catarinense de Ciência, Tecnologia e Inovação; o fortalecimento da comunicação entre as instituições participantes; a intensificação da pesquisa científica e tecnológica, além da cultura do empreendedorismo em cada região; a geração de novos negócios pautados na vocação de cada município; entre outros.