IPM implanta QR Code em Notas Fiscais Eletrônicas
As notas fiscais eletrônicas emitidas por prefeituras de todo o país, que utilizam sistemas de gestão pública da IPM, passaram a apresentar, além das informações fiscais e dos fornecedores, um QR Code. A tecnologia foi aplicada no módulo Fiscal Web, do Atende.Net Web, programa de gestão em nuvem, com acesso pela internet em dispositivos móveis, desenvolvido pela empresa.
As notas fiscais eletrônicas emitidas por prefeituras de todo o país, que utilizam sistemas de gestão pública da IPM, passaram a apresentar, além das informações fiscais e dos fornecedores, um QR Code. A tecnologia foi aplicada no módulo Fiscal Web, do Atende.Net Web, programa de gestão em nuvem, com acesso pela internet em dispositivos móveis, desenvolvido pela empresa. O resultado é a autenticação mais rápida e confiável do documento, a partir de qualquer smartphone com câmera.
O QR Code, ou Quick Response (resposta rápida, na tradução), é um código bidimensional impresso na Nota Fiscal Eletrônica. Segundo o analista de sistemas da IPM, Rodrigo João Fronza, funciona como um código de barras, que pode ser lido por celulares, conectados à internet, para validar as informações e dar mais segurança à transação. Com esta nova tecnologia, quando o tomador do serviço receber a NFS-e poderá, no ato, consultar sua autenticidade, tornando o processo menos burocrático, mais confiável e com maior rapidez.
Geralmente, este código é utilizado para gerenciar e controlar o estoque nas indústrias e no comércio. Um exemplo comum de aplicação do QR Code é o que aparece em revistas, propagandas e cartões de visita. “A partir do código, pode-se inserir dados nas agendas dos celulares, por exemplo. E nas Notas Fiscais, o QR Code traz informações importantes que validam a segurança do documento, tornando o processo mais rápido e seguro”, explica Fronza.