Marketplace investe em tecnologia para gestão de entrega dos produtos
Muitas lojas virtuais encontram dificuldades em receber, interpretar e implantar distintas tabelas de frete fornecidas por cada transportadora – sem isso, não é possível calcular corretamente o custo da entrega dos produtos aos consumidores. Esse desafio é ainda maior nos marketplaces, ou shoppings virtuais, que acumulam inúmeras lojas virtuais em seus sites e já são 50 no Brasil (dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico).
Muitas lojas virtuais encontram dificuldades em receber, interpretar e implantar distintas tabelas de frete fornecidas por cada transportadora – sem isso, não é possível calcular corretamente o custo da entrega dos produtos aos consumidores. Esse desafio é ainda maior nos marketplaces, ou shoppings virtuais, que acumulam inúmeras lojas virtuais em seus sites e já são 50 no Brasil (dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico). Por esse motivo, o Casa de Valentina, marketplace nascido de um blog de decoração e recém-chegado ao comércio eletrônico brasileiro, está em fase de implantação de um gateway de fretes, desenvolvido pela empresa de TI catarinense Axado, que conecta lojistas virtuais, plataformas e transportadoras.
Até junho, a Casa de Valentina estará com o sistema instalado em todas as 100 lojas que fazem parte do marketplace. A criadora do site, Lucila Zahran Turqueto, destaca o ‘alívio’ que a ferramenta dá à equipe de TI interna: “a partir do envio das tabelas, em poucos dias as informações já estão disponíveis para serem cotadas pelos consumidores. Assim, eu consigo dispender parte da equipe que ficaria voltada aos ajustes de tabelas de frete e centralizo no sistema”. O resultado aparece na cotação do frete feita pelo consumidor – ao digitar o CEP, imediatamente ele sabe com precisão o valor da entrega, tempo de espera pela mercadoria e a empresa responsável pelo frete.
A adoção de um gateway de fretes nesse modelo de negócio pode estimular lojas que só trabalham com os Correios a diversificarem as empresas responsáveis pelo envio dos produtos. Esse é um aspecto fundamental, principalmente em se tratando de um marketplace segmentado em produtos de decoração – muitas vezes, são comercializados móveis e outras mercadorias maiores que os Correios não entregam. “É importante que todas as lojas estejam atentas ao desejo do consumidor, que quer um bom serviço de frete. O investimento tem de ser vantajoso para ele também”, defende Lucila.
Guilherme Reitz, CEO do Axado, define a principal dor dos gestores de marketplace: receber, o mais rápido possível, as tabelas de frete de cada loja, para que possa ser feito o cálculo do envio das mercadorias. “Nesse aspecto, a tecnologia do gateway é fundamental, porque desonera os gestores de padronizar cada documento. O sistema é capaz de interpretar qualquer formato de tabela e automatizar o cálculo do frete”, explica. Ao reduzir a sobrecarga nas operações internas, Lucila vê o gateway de fretes como uma vantagem competitiva aos marketplaces e, consequentemente, um caminho para o crescimento: “com funcionários mais ‘livres’ teremos mais agilidade no momento de fechar novos contratos”. A empreendedora também reforça a expectativa de poder contar com uma solução desse porte em momentos como Natal e Black Friday, quando a requisição por frete costuma ser muito maior.
Sobre o Casa de Valentina
O Casa de Valentina é um portal dedicado ao universo da decoração, arquitetura e design. O blog investiga o mercado pela ótica do consumidor e sustenta uma audiência interessada em conhecer ideias práticas e soluções inteligentes. Criado pela publicitária e jornalista Lucila Zahran Turqueto há seis anos, o endereço lança em 2014 uma inovadora plataforma de compras online, que complementa a experiência de leitura e consulta. Após 14 meses de desenvolvimento, o Casa de Valentina entra no ar com um e-commerce composto por mais de 60 marcas de design e mobiliário.
Sobre o Axado
O Axado é uma empresa de tecnologia fundada em 2011 que se consolidou como o primeiro gateway de fretes do Brasil. Com atuação nacional e por meio de uma equipe especializada, a empresa implementa e atualiza preços e prazos de fretes para que e-commerces e marketplaces tenham as informações de entrega calculadas com precisão. Além disso, a plataforma permite criar campanhas inteligentes de frete – por categoria de produto, localidades e lucratividade -, personalizar as opções de entrega e controlar a performance por meio de relatórios.