Como investimentos e M&A’s transformam negócios
Em um mundo cada vez mais conectado e dinâmico, as fusões e aquisições (do inglês “Mergers and Acquisitions”, ou M&A) e outras formas de investimento emergem como uma realidade constante […]
Em um mundo cada vez mais conectado e dinâmico, as fusões e aquisições (do inglês “Mergers and Acquisitions”, ou M&A) e outras formas de investimento emergem como uma realidade constante no universo empresarial. Isso se faz necessário, já que os negócios buscam constantemente por consolidação no mercado.
Seja por meio de compras ou vendas, as transações financeiras são estratégias que permitem que as empresas se tornem competitivas e expandam ainda mais seus negócios. Mas o que é o processo de M&A e quais as razões que levam uma empresa a tomar essa decisão? Saiba mais sobre a seguir.
O que é o processo de M&A?
M&A é a sigla para Mergers and Acquisitions, ou em português brasileiro, fusões e aquisições. Isso significa que M&A abarca as operações de transações financeiras para compra, venda ou fusão de empresas.
As fusões são os processos nos quais duas ou mais empresas se unem e se tornam uma só, o que pode resultar no apagamento de uma das marcas. Podemos encarar essa movimentação como uma forma de reorganização estratégica a partir da formação de uma sociedade.
Já as aquisições se dão quando uma empresa adquire majoritariamente parte de outra empresa, o que também pode causar o desaparecimento da marca adquirida, mas não é algo imperativo. Há muitos casos em que não acontecem mudanças no nome ou na estrutura da empresa que foi adquirida.
O processo de M&A é de grande valia tanto para as grandes empresas compradoras, que se tornam maiores, mais competitivas e, muitas vezes, mais tecnológicas, quanto para as empresas que são vendidas, já que essas recuperam seus investimentos e têm a oportunidade de crescer ainda mais.
Quando realizar um M&A?
A tomada de decisão em qualquer estratégia de captação ou M&A deve ser baseada em respostas claras para perguntas como: meu negócio é sustentável financeiramente? Preciso captar recursos? Como pretendo utilizar esses recursos? Quais são as projeções de crescimento da empresa? Essas respostas são essenciais para definir rumos para a startup e a consolidar a busca pelo investidor e modelo de investimento ideal.
Há também fatores que devem ser levados em consideração sempre, como a sinergia entre as empresas envolvidas na transação, se o valor de mercado da empresa a ser vendida já atingiu seu ápice, o nível de maturidade em que as empresas envolvidas se encontram e o potencial de criação de valor para a companhia a partir da concretização do exit, por exemplo.
Lembre-se: a premissa mais crucial para o sucesso de uma operação vai muito além do valor do cheque utilizado na aquisição, concentrando-se prioritariamente na estratégia por trás da combinação de negócios.
Conheça alguns exemplos de M&A de sucesso
TotalVoice
A TotalVoice foi uma plataforma de comunicação fundada em 2016 e adquirida pela Zenvia (NASDAQ: ZENV), em 2019. Por meio de uma API, era possível integrar ligações, SMS e mensagens de voz em softwares e aplicativos.
“Enquanto estávamos falando com alguns fundos e vendo por qual caminho seguiríamos, recebi um e-mail do Fred, líder de M&A da Zenvia. Tínhamos uma relação legal com a Zenvia: comprávamos SMS deles e tínhamos entrado em uma conversa sobre a possibilidade de eles comprarem o serviço de voz da TotalVoice. O que era para ser um investimento se transformou em um movimento de aquisição. E do e-mail do Fred até o anúncio ao mercado, passaram-se apenas nove meses”, contou João Selarim, empreendedor que conduziu o processo de venda da sua própria startup, a TotalVoice.
A empresa atendia mais de 2.500 clientes em todo o Brasil antes de ser integrada e fazer parte do portfólio de soluções da Zenvia.
Pulses
A Pulses by Gupy é uma plataforma de Gestão de Pessoas para um RH mais estratégico. Fundada em 2016 por cinco empreendedores de Itajaí (SC), a Pulses usa people analytics para ajudar os profissionais de RH e gestores a mensurar e criar estratégias para clima, cultura organizacional e engajamento de funcionários.
“A Pulses possuía números de crescimento muito acima da média, base forte de clientes e financiamentos muito consistentes, assim, a qualidade da solução despertou o interesse de diversos players estratégicos que possuíam interesse na aquisição da startup”, conta Cesar Nanci, Co-Founder e CEO da Pulses.
A Pulses foi adquirida pela Gupy em fevereiro de 2023, somando ao Grupo mais de 600 mil novos usuários na plataforma. Nanci afirma que “unir forças com a maior HRTech da América Latina é um marco importante para o mercado nacional de software de gestão de pessoas que caminha na direção de consolidação. Este M&A acabou por impulsionar o propósito da Pulses e possibilitou escalar o negócio mais rapidamente”.
Data Rudder
A Data Rudder é uma empresa de inteligência de dados fundada em 2018. Em 2022, a empresa recebeu um aporte de R$ 3,1 milhões de uma das maiores atuantes na área de softwares e inovação para o sistema financeiro no Brasil. Como produto da parceria, as empresas criaram uma ferramenta para a detecção de fraude PIX e fraude no processo de onboarding.
“Para a Data Rudder, o principal aprendizado ao longo desses últimos anos foi sobre ter uma visão a longo prazo, especialmente para os investimentos. É crucial buscar players que possam agregar valor à operação, indo além do aporte financeiro” afirma Thais Nolasco, COO e co-fundadora da Data Rudder.
Esses são os casos presentes no e-book “Crescendo com Estratégia: M&A e Investimentos Transformando Negócios”, que, a partir de depoimentos reais, permite que o leitor conheça um pouco mais sobre a jornada das fusões e aquisições “de empreendedor para empreendedor” e suas estratégias para fazer suas empresas crescerem. Além de mostrar os caminhos que outras empresas percorreram na obtenção de investimentos e M&A, o e-book reúne conhecimentos de um ecossistema potente para o desenvolvimento de startups no Brasil, que inclui a ACATE, Questum, Mosimann-Horn Advogados e Invisto.
Baixe gratuitamente o material clicando aqui.
- Artigos
- E-books