Atestados dispensam licitação para capacitação Altera e compra de kits de desenvolvimento
Quem trabalha em instituição pública sabe a burocracia que é uma licitação, que exige diversos documentos para que possa ocorrer de forma transparente. Essa exigência é válida e inquestionável, mas o problema é o tempo que se leva para que o processo ocorra – o que muitas vezes acaba o acesso de um professor ao material ou capacitação que ele precisa para realizar suas aulas da forma mais produtiva possível.
Quem trabalha em instituição pública sabe a burocracia que é uma licitação, que exige diversos documentos para que possa ocorrer de forma transparente. Essa exigência é válida e inquestionável, mas o problema é o tempo que se leva para que o processo ocorra – o que muitas vezes acaba o acesso de um professor ao material ou capacitação que ele precisa para realizar suas aulas da forma mais produtiva possível.
No entanto, em relação à morosidade do processo, professores de todo país podem ficar tranqüilos, já em em relação aos kits de desenvolvimento e treinamento em tecnologia FPGA Altera, a Macnica DHW possui atestados exclusivos de não-similaridade com o produto nacional, conferidos pela Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (Acate) que possibilita a aquisição dos kits das placas Helio e Mercurio IV sem que universidades e empresas precisem abrir licitação para a compra desses produtos. Por ser o Centro Oficial de Treinamento em Tecnologia FPGA Altera na América do Sul, a Macnica DHW possui, além do atestado da Acate o atestado da própria Altera.
Os certificados dão garantia de único fornecedor e dispensam a licitação, acelerando o processo de aquisição dos produtos e da capacitação. No caso do treinamento em Tecnologia FPGA Altera, a Macnica DHW possui, além do atestado da (Acate), uma declaração da própria Altera.
KIT DE DESENVOLVIMENTO MERCURIO IV
Segundo o presidente da Macnica DHW, Fábio Petrassem de Sousa, o Kit de desenvolvimento Mercurio IV é uma placa para quem está começando. Trata-se de uma plataforma mais simples, mais amigável do ponto de vista de interfaces, já que apresenta mais botões, mais LEDs, interface para vídeo, para rede, USB, conexões de expansão e conversores para entrada e saída de sinais analógicos. Tudo isso junto faz da plataforma algo muito versátil. É para uso genérico. Essas interfaces, na verdade, ajudam a pessoa a visualizar o que ela está fazendo.
“Normalmente não são as plataformas mais poderosas do ponto de vista de velocidade de processamento ou de velocidade de troca de informações de memória, ou mesmo de densidade. Mas são extremamente úteis para quem está iniciando, já que poderá explorar essa tecnologia da melhor maneira possível. Esse é o objetivo. Pode ser usada tanto pelo meio acadêmico quanto pela indústria. É uma placa de custo mais baixo”, diz o presidente.
Baseado em FPGA Altera, da família Cyclone IV de 65nm, é perfeito para o desenvolvimento tanto de produtos quanto de projetos para as atividades de ensino e pesquisa. Com grande variedade de recursos, o Mercurio® IV possui os mais diversos periféricos e interfaces para suprir várias necessidades.
Perfeito para quem busca desenvolver em uma plataforma robusta, seja ela baseadaem sistemas embarcados, processamento digital de sinais ou lógica digital genérica, com facilidade, flexibilidade, performance e baixo custo. o kit Mercurio® IV já faz parte do Programa Universitário Altera.
O kit possui as seguintes características: FPGA CYCLONE IV EP4CE30F23 (30K Elementos Lógicos); Embedded USB Blaster; 64Mbit FLASH; 512Mbit SDRAM; Clock50MHz; LED Matrix 8rows x 5 colunas; RGB LED; 2 7-segment displays; 2×16 LCD Display com luz negra; 4 interruptores; 2 SMA conectores (relógio dentro e fora); Teclado 4 linhas x 3 colunas; VGA video interface; RS232 serial interface; USB interface (dispositivel); Micro SD placa de interface; Ethernet 10/100 interface; GPIO 3.3/5V (configurável pelo usuário) – 16 I/O; GPIO 3.3V (5Vtolerant) – 72 I/O; Converter A/D (quatro canais de entrada única saída ou dois canais de diferentes saídas) 1.25MSPS/12bits; Conversor D/A (dois canais única saída) 1MSPS/12bits; Externo ou USB-fed recaregável; I2C Sensor de Temperatura e Placa expansora com 16 chaves(opcional).
KIT HELIO (SoC Cyclone V)
Já o Kit Helio é uma placa de baixo custo, que usa um componente da família de FPGA Altera, o Cyclone V SoC, sendo intermediária em relação às outras duas. “É uma placa SoC, ou seja, 80% do silício é FPGA, mas há uma parte dele que foi separada para se instalar um processador ARM Cortex A9 dual-core”, diz Petrassem. Essa placa foi criada no Japão, com a finalidade de ser mais flexível e para permitir o desenvolvimento de mais sistemas embarcados.
A FPGA Cyclone V SoC integra num único dispositivo um sistema em hardware baseado no processador ARM Cortex A9 dual-core, composto pelos processadores, com um grande conjunto de periféricos e interfaces de memória, juntamente com a nova arquitetura de FPGA da Altera em 28nm.
O produto que deverá fazer diferença no mercado é extremamente inovador, voltado não apenas aos usuários de FPGA já existentes, mas também para os usuários que utilizam CPU ou DSP em seus projetos. Portanto, o objetivo desta placa é oferecer uma plataforma de desenvolvimento que acelera o processo de aprendizado e desenvolvimento de projetos usando a tecnologia de FPGA incluindo sistemas SoC (System-on-a-Chip).
Para atingir esse objetivo, a Macnica DHW oferece esta placa a um custo extremamente acessível no Brasil. A Macnica DHW dispõe de uma equipe de desenvolvimento, composta por engenheiros especialistas em diversas áreas de atuação, que pode desenvolver projetos para aplicações especificadas pelo cliente, e capaz de atender as necessidades da sua empresa. Entre em contato conosco para fazer um orçamento!