Santa Catarina tem 12 finalistas no Prêmio Nacional de Inovação (PNI)
Santa Catarina tem 12 finalistas no Prêmio Nacional de Inovação (PNI), reconhecimento feito pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) tem lista final divulgada nesta quarta-feira (06). São empresas, pesquisadores e ecossistemas que representam o estado no prêmio que recebeu mais de 3 mil inscrições – e cujos vencedores serão anunciados no dia 26 de setembro, em evento no São Paulo Expo, na capital paulista, e transmitido no canal do YouTube da CNI.
O estado que teve maior volume de finalistas foi São Paulo, seguido por Santa Catarina, Bahia, Paraná, Distrito Federal, Rio Grande do Sul e Minas Gerais. Alagoas, Amapá, Maranhão, Piauí e Pará também tiveram um finalista, cada. O Prêmio é uma iniciativa da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), com correalização do Serviço Social da Indústria (SESI), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), e tem patrocínio da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP).
A premiação não avalia projetos isolados e, sim, a capacidade de inovação das empresas e ecossistemas. A novidade desta edição foi a inclusão da categoria Pesquisador Inovador, que destaca indivíduos com esforços relevantes em pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I). O Prêmio Nacional de Inovação é voltado para a indústria, com exceção dos pequenos negócios, que podem ser do setor industrial, de comércio, de serviço ou agronegócio, aos Ecossistemas de Inovação e aos Pesquisadores Inovadores.
Entre os representantes catarinenses estão empresas associadas à ACATE, como a Nanoscoping, na categoria Pequenas Empresas e Pesquisadores, sendo representada por Letícia Mazzarino (sócia e diretora técnica Nanoscoping); e Nanovetores, na categoria Médias Empresas. Além disso, na categoria Ecossistemas de Inovação de Grande Porte, Florianópolis foi indicada como um dos ecossistemas para a premiação.
A transmissão ao vivo da cerimônia de reconhecimento acontece no dia 26 de setembro, a partir das 19h (horário de Brasília) e pode ser acompanhada ao vivo pelo canal do YouTube da CNI.
Fonte: SC Inova
Foto: Iano Andrade/CNI