Seminário em Chapecó aborda logística integrada
A Logística Integrada será o tema da palestra principal do Seminário Itinerante da Comjovem que será realizada no dia 23 de outubro como evento paralelo à Feira Internacional de Logística, Transporte e Comércio Exterior, (Logistique). A feira começa no dia 21 do e vai até o dia 24 de outubro, no Parque de Exposições Tancredo Neves, em Chapecó.
A Logística Integrada será o tema da palestra principal do Seminário Itinerante da Comjovem que será realizada no dia 23 de outubro como evento paralelo à Feira Internacional de Logística, Transporte e Comércio Exterior, (Logistique). A feira começa no dia 21 do e vai até o dia 24 de outubro, no Parque de Exposições Tancredo Neves, em Chapecó.
Para o presidente da Federação das Empresas de Transporte de Carga e Logística de Santa Catarina (Fetrancesc), Pedro Lopes, o Seminário Itinerante da Comjovem, organizado pela Associação Nacional do Transporte de Carga e Logística (NTC e Logística), é uma motivação para os jovens empresários e executivos do transporte conhecer detalhes do setor e uma oportunidade para debater e opinar sobre o segmento, sobre as suas empresas e as diversas relações do negócio com o concorrente, com governos, mercados e fornecedores. “É estabelecer um intercâmbio atualizado com visão de futuro do transporte”, destaca Lopes.
Para o presidente, o seminário tem como objetivo fortalecer a gestão das empresas e suas relações com o mercado e incentivar o surgimento de novos líderes. E a escolha do tema Logística Integrada ocorre por ser o modelo a ser adotado para o aumento da eficiência no Brasil.
Além do Seminário da Comjovem, Associação Brasileira de Transporte Internacional vai debater o transporte entre as fronteiras dos países do Mercosul. “Santa Catarina tem uma importância muito grande por se tratar de um estado que não só transporta para os vários países como também é um corredor do Brasil para o Mercosul”, destaca ele.
A regulamentação de peso, altura do veículo e seguro certamente serão temas da reunião que vai acontecer na Logistique da Comissão Permanente de Transporte (Comtrin) da NTC, composta por integrantes do G-5 – Brasil, Uruguai, Argentina, Chile e Paraguai. “São questões que interferem na relação econômica entre os países do Bloco”, avalia o presidente da Fetrancesc.
”Para todos da cadeia do transporte é o momento de conhecermos detalhes de como ficará a implementação do cadastramento do Registro Nacional do Transportador Rodoviário de Carga eletrônico (RNTRC-e) e do Manifesto de Documentos Fiscais eletrônicos (MDF-e) suas relações com o sistema Brasil ID, que deve ser lançado pela Receita Federal para o controle de cargas e com o Plano Nacional de Logística (PNL). Debate que ficará a cargo de representantes da Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT)”, alerta Lopes.
A quarta edição da Logistique reserva espaços para os fabricantes, fornecedores e os transportadores, operadores de logística e de comércio internacional além de representantes de toda a cadeia produtiva. É um momento para o debate, tudo voltado ao setor de transporte de carga. O presidente da Fetrancesc afirma que de um lado estão os fabricantes, revendedores e negócios e de outro, programas que impactam diretamente no setor.
Paralelo a essa programação, estão previstas as reuniões dos dirigentes do Sest Senat de Santa Catarina, da coordenação e técnicos do Despoluir e da diretoria da Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Empresários do Transporte de Santa Catarina (Transpocred).
A Logistique tem apoio do Conselho de Representantes da Fetrancesc e da Confederação Nacional do Transporte (CNT).
Fonte; EconomiaSC