IPM implanta sistema de gestão em nuvem em mais de 20 prefeituras no primeiro semestre
O pioneirismo no desenvolvimento de programas de gestão pública em cloud computing rendeu à IPM, de Florianópolis (SC), resultado expressivo no primeiro semestre deste ano. Mais de novas 20 prefeituras aderiram ao sistema, que dispensa o gasto com servidores físicos para armazenamento de dados e pode ser acessado pela internet.
O pioneirismo no desenvolvimento de programas de gestão pública em cloud computing rendeu à IPM, de Florianópolis (SC), resultado expressivo no primeiro semestre deste ano. Mais de novas 20 prefeituras aderiram ao sistema, que dispensa o gasto com servidores físicos para armazenamento de dados e pode ser acessado pela internet. As prefeituras de Tubarão, Palhoça, Rio do Sul, Ibirama, Brusque, Aurora, em Santa Catarina; Guaíra, Santa Helena, Farol, Castro, no Paraná; Gravataí, Candelária, Santa Rosa, no Rio Grande do Sul, foram algumas das que migraram para o software em nuvem neste período.
O programa, chamado de Atende.Net, também é utilizado em Câmaras de Vereadores, como a de Mafra (SC), institutos de previdência e outros órgãos públicos, como o Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC). Para o segundo semestre, a perspectiva é ainda mais positiva, pois a empresa foi vencedora de processos licitatórios para fornecimento da solução a mais municípios, como Igrejinha, Lagoa Bonita do Sul, Iporã do Oeste, Tibaji, Agrolândia, Ituporanga Moreira Sales e Marechal Cândido Rondon.
O ritmo de crescimento da IPM é de cerca de 30% ao ano, o que tem exigido da empresa um esforço maior na contratação e capacitação de novos funcionários. Somente neste ano, cerca de 60 colaboradores foram admitidos. No total, a empresa mantém aproximadamente 300 trabalhadores. Com a carteira de prefeituras atendidas já consolidada o Sul do país, a IPM tem procurado expandir a atuação em estados como Minas Gerais, Espírito Santo, Tocantins e Goiás. “O software, por ser o primeiro a utilizar tecnologia cloud computing neste mercado, está se tornando referência, pela economia, mobilidade e segurança dos dados. Quem utiliza o sistema acaba se tornando ‘vendedor’ em potencial”, afirma o diretor-presidente da IPM, Aldo Luiz Mees.
O Atende.Net tem a característica de integrar todos os setores dos órgãos públicos em uma única base de dados, o que facilita a emissão de relatórios o controle da administração. O programa também permite o abastecimento simultâneo dos Portais da Transparência, exigidos por lei, além de possibilitar a criação de canais de autoatendimento online para o cidadão, que não precisa mais se deslocar à prefeitura para solicitar diversos tipos de serviços.
Mais informações sobre o Atende.Net podem ser obtidas no site www.ipm.com.br.