Sebrae e Facebook lançam capacitação online
O Sebrae e o Facebook apresentam nesta segunda-feira (1º) o ‘Empreenda com o Facebook’, treinamento online gratuito desenvolvido para empreendedores brasileiros. Criado em um formato de jogo online – o Empreenda com o Facebook – exige apenas que o interessado possua um perfil no Facebook.
O Sebrae e o Facebook apresentam nesta segunda-feira (1º) o ‘Empreenda com o Facebook’, treinamento online gratuito desenvolvido para empreendedores brasileiros. Criado em um formato de jogo online – o Empreenda com o Facebook – exige apenas que o interessado possua um perfil no Facebook.
Uma vez dentro do jogo, o empreendedor será conduzido por cinco etapas distintas. O game começa com uma introdução sobre a importância do marketing digital para os pequenos negócios e o papel do Facebook nesse cenário. A seguir, ele será orientado para a criação de uma página – isso pode ser feito durante o jogo; caso o empreendedor já possua uma página, ele pode pular essa fase.
O passo seguinte envolve o primeiro caso prático. O jogador terá com desafio criar anúncios para um estabelecimento comercial fictício. Serão analisadas a pertinência do texto, a linguagem para o anúncio, além da adequação ao objetivo de negócios, que é atrair mais clientes. Ao término desta etapa e dependendo do seu desempenho, o empreendedor será recompensado com “estrelas” que poderão ser trocadas por créditos para anúncios no Facebook – destinados à sua empresa real.
“Essa solução educacional é sobretudo uma oportunidade de inclusão dos pequenos negócios nas redes sociais. Ao participar do jogo, o empreendedor amplia as possibilidades de sucesso do seu empreendimento". Carlos Alberto dos Santos – Diretor-técnico do Sebrae
As etapas subsequentes envolvem o desenvolvimento da estratégia de negócios para empresas online e físicas, além da recompensa também em estrelas para serem convertidas em créditos de anúncios. A pontuação máxima dará ao empreendedor R$ 200 em créditos de anúncio.
A duração estimada do jogo é de 45 minutos a uma hora, mas o jogador não precisa passar por todas as etapas no mesmo momento. Também é possível repetir uma determinada fase, mas os bônus não são computados novamente.
O jogo online comporta até 50 mil pessoas a cada mês – se este número for ultrapassado, o empreendedor interessado receberá uma mensagem informando quando poderá jogar. Desenvolvido em linguagem de fácil compreensão, ele apresenta um conjunto de informações teóricas, mas tem nos exercícios práticos seu ponto mais forte.
“Os negócios simulados no jogo foram pensados a partir de dados do Sebrae e de outras fontes relacionadas, e mostram que a maior parte dos empreendedores brasileiros atua nas áreas de varejo e comércio”, explica Stephanie Johnson, gerente de contas do Facebook Brasil.
“Essa solução educacional é sobretudo uma oportunidade de inclusão dos pequenos negócios nas redes sociais. Ao participar do jogo, o empreendedor amplia as possibilidades de sucesso do seu empreendimento”, assinala o diretor-técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos.
Capacitação em escala
O ‘Empreenda com o Facebook’ é mais um resultado da parceria entre a rede social e o Sebrae, anunciada em março, e que envolve ainda a série de Feiras do Empreendedor do Sebrae, que até dezembro terá passado por 14 capitais.
“Quem visita as feiras tem acesso a informações gerais sobre como desenvolver uma estratégia de negócios dando visibilidade à sua empresa por meio do Facebook. As sessões presenciais, no entanto, não atendem a todas as cidades do país. O treinamento online será importante para ampliar a capacitação para empreendedores de todo o país”, diz Fernanda Tosta, gerente de parcerias do Facebook Brasil.
Atualmente uma em cada três pequenas empresas no país tem uma página no Facebook. “O treinamento online é mais um serviço de qualidade que vai apoiar a gestão dos pequenos negócios. O potencial de alcance da rede social precisa ser utilizado a favor do empreendedor para ampliar suas estratégias de marketing e relacionamento com o cliente”, disse o diretor Carlos Alberto, do Sebrae.
Fonte: Sebrae