Macnica DHW realiza o 1º Encontro do Programa Universitário Altera na América do Sul
A Macnica DHW, gestora do Programa Universitário Altera e Centro Oficial de Treinamento Altera, realizou o 1º Encontro do Programa Universitário Altera da América do Sul, no início de setembro.
A Macnica DHW, gestora do Programa Universitário Altera e Centro Oficial de Treinamento Altera, realizou o 1º Encontro do Programa Universitário Altera da América do Sul, no início de setembro. O Encontro, que fez parte da programação do maior evento de micro eletrônica do país, o 27º Symposium on Integrated Circuits and Systems Design, (entre os dias 01 a 05 /09, em Aracaju-SE), teve como objetivo reunir professores e pesquisadores que fazem parte do Programa para trocar informações através das palestras e debates promovidos entre representantes da Universidade, Indústria, Senai-SC e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
Para palestrar em nome da Academia foi convidado para o evento o professor do Curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Fabrício Campos, que falou sobre a utilização do FPGA nas atividades de Ensino e Pesquisa. Campos explicou que a UFJF desenvolveu um projeto inovador utilizando a rede elétrica para transmissão de dados e voz, permitindo o acesso fácil à internet para milhares de residências e empresas que não possuem infraestrutura de cabo, fibra ótica ou cobertura móvel. Ele ressaltou que a parceria com a Altera e a Macnica DHW foi fundamental para que a equipe de engenheiros pudesse implementar a solução. “Temos muito orgulho deste projeto, pois transformamos um sonho, uma ideia, em algo real, algo que o mercado irá se beneficiar. O apoio da Altera e da Macnica nos possibilitou além da tecnologia adequada, a capacitação da equipe, suporte e auxílio no desenvolvimento do projeto”, destacou.
O projeto denominado de Moldem PLC está em fase de licenciamento para que em pouco tempo possa ser introduzido ao mercado.
Para falar sobre o cenário da Indústria, o evento contou com a presença do engenheiro Celso Luis de Souza, especialista de desenvolvimento da Empresa Reason Tecnologia, recentemente adquirida pela Multinacional Alstom. Celso falou sobre “A Lógica Programável como veículo de inovação”. O engenheiro ressaltou a importância da Lógica Programável para criar produtos inovadores e competitivos no Brasil e explicou que a Reason vem desenvolvendo produtos inovadores no mercado de distribuição de energia. Segundo ele, em um dos projetos mais recentes (relé de proteção) a empresa conquistou o mercado com um dos melhores produtos nesta categoria.
Os presentes no evento também puderam contar com a visão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação através da participação do especialista da Secretaria de Política de Informática e Automação (Sepin), Alessandro Augusto Nunes Campo, que explanou sobre o atual contexto do mercado eletrônico no Brasil e no mundo e também sobre a importância estratégica do mercado de semicondutores para a economia do país.
Após as apresentações, o coordenador de Núcleo do Senai-SC, Jairo Nunes de Freitas, juntou-se ao grupo de palestrantes para participar do painel de debates que possibilitou aos participantes elaborarem perguntas e discutirem melhor sobre os assuntos abordados.
Para o presidente da Macnica DHW, Fábio Petrassem de Sousa, o 1º Encontro do Programa Universitário Altera foi também o primeiro passo para integrar as universidades ao grande benefício que é esta tecnologia inovadora e que precisa ser rapidamente absorvida pelas instituições de ensino e pesquisa do país para que possamos repassar para o mercado especialistas nesta área, o que, segundo Petrassem, refletirá automaticamente em inovação e efetiva competitividade da indústria brasileira.
O evento promovido pela Macnica DHW com o apoio da Altera Corporation, já tem data marcada para sua próxima edição que fará parte da agenda do SBMICRO 2015, que ocorrerá em setembro em Salvador-BA.