Loja online de autopeças usa tecnologia de frete para aumentar receita
Até o início de 2014, a falta de integração da loja virtual Pneu do Meu Carro às plataformas criava dificuldades para que os consumidores online conseguissem finalizar as compras. O principal entrave estava relacionado ao cálculo do frete, que até então era cotado de maneira manual, baseado em estimativas. "Todo o processo, desde o preço até o prazo de entrega, não satisfazia o cliente", afirma Anderson Miranda, proprietário da loja, que foi criada há dois anos.
Até o início de 2014, a falta de integração da loja virtual Pneu do Meu Carro às plataformas criava dificuldades para que os consumidores online conseguissem finalizar as compras. O principal entrave estava relacionado ao cálculo do frete, que até então era cotado de maneira manual, baseado em estimativas. "Todo o processo, desde o preço até o prazo de entrega, não satisfazia o cliente", afirma Anderson Miranda, proprietário da loja, que foi criada há dois anos. Para reverter esse processo, o e-commerce especializado em peças automotivas investiu em um gateway de fretes, solução desenvolvida pela empresa catarinense Axado, que melhorou as vendas e reduziu custos. O Guia para gestão do frete em e-commerce de autopeças, o segundo e-book de uma série para lojas segmentadas, dá outras recomendações para esse nicho do comércio eletrônico brasileiro.
Os problemas no fechamento das compras foram resolvidos com a tecnologia, uma vez que a solução viabiliza a inserção de tabelas de fretes de mais transportadoras. Com isso, a Pneu do Meu Carro passou a contar com o cálculo preciso do valor de entrega estipulado por quatro opções de transportadoras – inclusive com transporte aéreo, para dar conta de uma variedade de estilos e tamanhos de peças comercializadas, principalmente de pneus – e tornou-se capaz de aumentar sua área de atuação. "O cliente agora pode decidir pela empresa que fará o serviço. Por exemplo: melhor preço por um maior prazo, menor prazo por um maior preço e, dependendo da estratégia, até mesmo entrega gratuita", diz Miranda.
“Com o gateway, os gestores conseguem montar campanhas de fretes inteligentes sem tomar prejuízos desnecessários ou onerar demais o consumidor por causa dos preços. E isso acontece independentemente da especialidade da loja virtual”, explica Guilherme Reitz, CEO do Axado. Antes, com o cálculo manual, a loja Pneu do Meu Carro precisava assumir parte do valor do frete em algumas entregas. Hoje, segundo Anderson Miranda, a plataforma "proporciona campanhas de frete inteligentes, otimizou nossos custos e diminuiu o tempo de entrega dos produtos", dada a diversidade de opções de transportadoras.
Outras recomendações relacionadas ao frete de lojas online de peças automotivas podem ser encontradas gratuitamente no Guia para gestão do frete em e-commerce de autopeças, que também pode ser baixado pelo link: http://materiaiseducativos.axado.com.br/ebook-guia-para-gestao-do-frete-em-ecommerce-de-autopecas?utm_medium=email&utm_campaign=ebook_-_autopecas&utm_source=RD%20Station . O primeiro material da série produzida pelo Axado foi o Guia para gestão do frete em e-commerce de móveis e decoração.
Sobre o Axado
O Axado é uma empresa de tecnologia fundada em 2011 que se consolidou como o primeiro gateway de fretes do Brasil. Com atuação nacional e por meio de uma equipe especializada, a empresa implementa e atualiza preços e prazos de fretes para que e-commerces e marketplaces tenham as informações de entrega calculadas com precisão. Além disso, a plataforma permite criar campanhas inteligentes de frete – por categoria de produto, localidades e lucratividade -, personalizar as opções de entrega e controlar a performance por meio de relatórios.