Como planejar empresas com foco na geração de valor é tema do Verticalmoço da ACATE
O universo do empreendedorismo tecnológico, sobretudo o norte-americano, é rico de casos de sucesso de empresas que surgiram praticamente do zero e em poucos anos se tornaram marcas e negócios milionários e até bilionários, vide Facebook, Whatsapp, Instagram, entre outros.
O universo do empreendedorismo tecnológico, sobretudo o norte-americano, é rico de casos de sucesso de empresas que surgiram praticamente do zero e em poucos anos se tornaram marcas e negócios milionários e até bilionários, vide Facebook, Whatsapp, Instagram, entre outros. Gerar valor numa empresa para estar preparado para operações de fusões e aquisições não é uma tarefa simples, sobretudo no Brasil, mas desde o início é possível se preparar para este momento, sobretudo se os empreendedores tiverem mapeado um planejamento estratégico financeiro. Esta, pelo menos, é a visão das consultoras da Par+ Planejamento Financeiro, que participaram em Florianópolis nesta terça-feira, dia 30 de setembro, do Verticalmoço da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE).
O Verticalmoço é um encontro mensal entre os empresários associados a ACATE e integrantes do programa de Verticais de Negócios, que reúne empresas que atuam em segmento específicos como Educação, Energia, Games, Saúde, Segurança, entre outros. É uma oportunidade de ampliar o networking entre os empresários, bem como de levar novidades e assuntos de interesse deste público, como foi o caso da edição desta terça, que teve a palestra "Empresa de Valor: como construir os pilares para o crescimento" como destaque.
Annalisa Blando Dal Zotto e Flávia Macêdo dos Anjos, sócias da Par Mais Planejamento Financeiro, apresentaram aos empresários diversos aspectos que os empreendedores precisam levar em conta para gerarem valor aos seus negócios e sobretudo ao negócio da empresa. "É fundamental que os administradores planjem e administrem suas empresas com foco na geração de valor. É preciso saber como os investidores determinam os valores das ações e títulos para poder identificar, avaliar e implementar projetos e iniciativas que satisfaçam ou até superem tais expectativas", explica Annalisa. A elaboração de um plano de negócio com um planejamento estratégico financeiro consistente para embasar e justificar, com argumentos sólidos, o valor da empresa, é o norteador da estratégia defendida pela consultora.
O planejamento pressupõe, inicialmente, uma análise e um diagnóstico da situação atual da empresa sob a ótica de melhoria da rentabilidade, e levando em conta os aspectos financeiros, econômicos, tributários, societários e legais do negócio. Para desenvolver o plano, as consultoras apresentaram algumas metodologias que devem ser seguidas com o objetivo de aferir resultados esperados e traçar estratégias para alcançá-los.
Para definir o valor da empresa (valuation), o assessor financeiro auxilia o empreendedor a destacar os melhores parâmetros de avaliação do negócio, levando em conta um estudo de viabilidade que considera a avaliação de intangíveis e a análise do custo de capital próprio e de terceiros. Auxiliam nesta tarefa os métodos de fluxo de caixa descontados, que busca conhecer o potencial de geração de riqueza para os sócios, e o de múltiplos, baseados nos números da empresa se comparado com os das suas concorrentes, além das últimas operações de compras e vendas do setor da qual o negócio está inserido.
Por fim, a importância de uma gestão profissional e da implantação de programas de governança corporativa, que dão solidez e organização ao negócio, foram destacados pelas consultoras da Par Mais como fundamentais para valorizar uma empresa. A definição de uma estratégia sólida de crescimento, seja de forma orgânica, seja por fusões e aquisições, foi apresentada também, tendo em vista as vantagens e desvantagens de cada opção para o empreendedor.
Oportunidades de projetos em parceria com IF-SC
Recursos para desenvolvimento de projetos de Pesquisa e Desenvolvimento também foi destaque da edição do Verticalmoço. O professor Mario de Noronha, pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IF-SC, apresentou aos empresários presentes a possibilidade das empresas participarem da chamada CNPq-SETEC/MEC Nº 17/2014 que permite o apoio a projetos cooperativos de pesquisa aplicada e extensão tecnológica, com recursos para contratação de pesquisadores.
Sapiens Parque recebe o próximo Verticalmoço
Já foi apresentada também a data e o local da próxima edição do principal evento de networking da ACATE: 28 de outubro no Sapiens Parque, no Norte da Ilha, em Florianópolis. O diretor executivo do parque, José Eduardo Fiates, convidou os empresários para conhecerem na próxima edição do Verticalmoço as atuais oportunidades e parcerias oferecidas pelo ambiente. Mais detalhes e inscrições serão publicadas em breve no portal da ACATE.