Concórdia fecha contrato com a IPM Sistemas por quatro anos
A Prefeitura de Concórdia, no Meio-Oeste catarinense, fechou contrato com a empresa IPM Sistemas de Gestão Pública para a contratação de serviços de locação, licenciamento, atualização, manutenção, acompanhamento e suporte técnico de sistemas. A empresa foi a vencedora de licitação para operar os serviços pelos próximos quatro anos.
A Prefeitura de Concórdia, no Meio-Oeste catarinense, fechou contrato com a empresa IPM Sistemas de Gestão Pública para a contratação de serviços de locação, licenciamento, atualização, manutenção, acompanhamento e suporte técnico de sistemas. A empresa foi a vencedora de licitação para operar os serviços pelos próximos quatro anos. A assinatura do contrato foi registrada no último dia 15 de dezembro, no gabinete do prefeito João Girardi, com a presença do Diretor-presidente da IPM, Aldo Luiz Mees.
Além do prefeito e do gestor da IPM, participaram da reunião o vice-prefeito de Concórdia, Neuri Santhier, a secretária de Administração, Beatriz da Silva Rosa, o secretário de Finanças, Joaquim Bicca, e o gerente de Projetos da IPM, Antônio José Benini. Girardi reforçou aos gestores públicos e representantes da empresa a necessidade de evolução da infraestrutura tecnológica da prefeitura.
O prefeito justificou que os investimentos resultam em melhorias nas novas áreas da administração pública até então carentes de um bom sistema, e na configuração do autoatendimento para a comunidade na internet. A parceria da prefeitura com a IPM iniciou há quatro anos, com a implantação do sistema de gestão Atende.Net.
Por ocasião da assinatura do novo contrato com a IPM, o Diretor-presidente, Aldo Luiz Mees, ressaltou o pioneirismo de Concórdia na informatização da prefeitura. Juntamente com a cidade de Juiz de Fora (MG), o município catarinense foi o primeiro no Brasil a instalar computadores, nos anos de 1980. Os equipamentos eram os Cobra 530 ou 540, com sistema do Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO), no que foi conhecido como Projeto Ciata. “Hoje, observando os painéis da administração de Concórdia, podemos considerar, por informações, ações e investimentos, que a cidade está sendo bem cuidada do ponto de vista administrativo. Este é um exemplo inclusive para a iniciativa privada”, declarou Mees.
Desde fevereiro de 2014, o município implantou o software web, em que o acesso às informações da prefeitura pode ser realizado por qualquer dispositivo conectado a rede wi-fi ou 3G. O prefeito, secretários e usuários internos, especialmente nas funções de administração, podem acessar o banco de dados de onde estiverem.
Reconhecimento
Em setembro de 2014, Concórdia foi apontada como a cidade com maior índice de desenvolvimento socioeconômico de Santa Catarina e a 12a em ranking nacional divulgado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). O Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) foi criado em 2008, tendo em vista a necessidade de se monitorar anualmente o desenvolvimento socioeconômico brasileiro, considerado as diferentes realidades da menor divisão federativa: o município.