A economia do futuro é verde: Como os negócios podem promover a sustentabilidade ambiental?
As mudanças climáticas em nosso planeta provocam eventos extremos que são cada vez mais comuns no cotidiano das pessoas e noticiados, como o aquecimento global, inundações, tempestades, derretimento de geleiras […]
As mudanças climáticas em nosso planeta provocam eventos extremos que são cada vez mais comuns no cotidiano das pessoas e noticiados, como o aquecimento global, inundações, tempestades, derretimento de geleiras e elevação do nível do mar. Por isso, pensar na sustentabilidade ambiental e no futuro da Terra se tornou uma vantagem competitiva no mercado e abre oportunidades para uma economia mais verde, na qual as empresas contribuem para um meio ambiente mais saudável e equilibrado. Conheça algumas iniciativas que vêm tomando espaço no cenário econômico mundial.
ESG: o que é?
Ações ESG (Environmental, Social and Governance, em português Ambiental, Social e Governança) promovidas pelas empresas são umas das principais tendências da atualidade e visam trazer impactos socioambientais positivos para os locais onde os negócios estão instalados. Essas iniciativas abrangem desde promover uma produção limpa, ou seja, que não degrade o meio ambiente, até estimular que as comunidades tenham uma cultura de preservação e hábitos mais saudáveis.
Para o desenvolvimento sustentável, existem objetivos globais propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU) e que levam em conta a proteção do meio ambiente, como a garantia de água potável, energia limpa, cidades e comunidades sustentáveis, consumo e produção responsáveis diante de recursos finitos, preservação da vida terrestre e marinha, além de ação contra a mudança global do clima. Tendo em vista os desafios e em consideração às metas da ONU, os negócios precisam se adequar a uma nova economia que visa produzir para atender a demanda atual, mas sem comprometer as gerações futuras.
As Green Techs
Além das empresas que se adaptam a um novo modelo econômico verde, há negócios que são criados com foco na sustentabilidade ambiental. As chamadas green techs são empresas de tecnologia com soluções inovadoras para os desafios do meio ambiente. Os conhecimentos e as especializações desses negócios são colocados em prática para a proteção de florestas, gestão de carbono, promoção de boas práticas junto a produtores rurais, desenvolvimento de produtos biodegradáveis, entre outras atividades ecológicas.
As green techs também contribuem para que as cidades sejam mais inteligentes, por exemplo, na gestão de resíduos, na promoção de uma mobilidade urbana limpa e saudável para as pessoas e na produção de energia a partir de fontes renováveis, como a solar.
Sobre as oportunidades que os negócios têm na economia verde e sustentável, o BRDE e a ACATE, por meio do programa de aceleração comercial de startups BRDE Labs SC, realizaram bate-papos temáticos com especialistas do setor de tecnologia sobre tendências atuais do mercado.
Estes conteúdos estão disponíveis no canal de YouTube da ACATE e alguns dos temas abordados são “Economia do Futuro: Desbravando o poder transformador da sustentabilidade nas empresas”, “Mercado de ativos ambientais: Como utilizar a favor da sua empresa” e “Energia renovável: Integração de energia solar com veículos elétricos”.
*Foto: Noah Buscher/ Unsplash
Fique por dentro do ecossistema através da newsletter, do LinkedIn e do Instagram da ACATE.
- Artigos