Poucas empresas direcionaram esforços para IoT, indica Gartner
De acordo com o Gartner, mais de 40% das organizações esperam que aInternet das Coisas (IoT) transforme seus negócios ou ofereça novas oportunidades de receita e redução de custos em curto prazo, ao longo dos próximos três anos. O conceito, contudo, ainda necessita avançar para trazer os impactos prometidos.
De acordo com o Gartner, mais de 40% das organizações esperam que aInternet das Coisas (IoT) transforme seus negócios ou ofereça novas oportunidades de receita e redução de custos em curto prazo, ao longo dos próximos três anos. O conceito, contudo, ainda necessita avançar para trazer os impactos prometidos.
“Ainda é algo novo e ‘imaturo’”, comentou Nick Jones, vice-presidente da consultoria, em comunicado.“Apenas uma pequena minoria tem implantado soluções em um ambiente de produção”, acrescentou.
Segundo o Gartner, uma grande parte das organizações não têm uma estratégia de negócios estabelecida nem liderança técnica direcionando esforços para as iniciativas de IoT.
“O verdadeiro desafio da Internet das Coisas é menos a fabricação de produtos ‘inteligentes’ e mais a compreensão das oportunidades de negócios geradas por esses produtos e novos ecossistemas”, aponta.
A consultoria indagou 463 líderes de TI e de negócios que tinham conhecimento da estratégia IoT das suas organizações em outubro de 2014.
Impactos gigantescos
Ainda sobre o tema, um relatório divulgado pela Accenture indica que a adoção de internet das coisas em ambiente industrial (IIoT, na sigla em inglês) pode contribuir com US$ 14,2 trilhões para a produção mundial até 2030. Essa cifra, contudo, pode não ser alcançada sem apoio de governos e reticências por parte das empresas sobre como extrair valor das iniciativas.
Fonte: ComputerWorld