Solução brasileira de gateway de fretes chega a 567 lojas virtuais
Até o final de 2014, 567 e-commerces brasileiros implantaram o gateway de fretes do Axado, empresa especializada em tecnologia para gestão de fretes no e-commerce. O número foi 315% superior a 2013.
Até o final de 2014, 567 e-commerces brasileiros implantaram o gateway de fretes do Axado, empresa especializada em tecnologia para gestão de fretes no e-commerce. O número foi 315% superior a 2013. A ferramenta, adotada por marketplaces como o do Extra (do grupo Cnova) e Mercado Livre, além de lojas virtuais como Decatlhon e Vivara, auxilia na integração e gestão de tabelas de várias transportadoras e oferece o cálculo exato de prazos e preços de entrega, informações que impactam diretamente nas operações do varejistas online. A possibilidade de criar campanhas inteligentes de fretes, focadas por região, produto ou período de tempo são alguns dos recursos usados pelos lojistas.
A solução foi responsável por 104 milhões de cálculos de frete em 2014 e mais de 20 milhões de carrinhos de compras contaram com as opções de frete mais adequadas para o consumidor final. Foram interpretadas e implementadas na plataforma mais de 1.524 tabelas de fretes de 154 diferentes transportadoras contratadas pelos lojistas.
“Nossa percepção e nossos números apontam que 2014 foi o ano em que a gestão de fretes se tornou parte da visão estratégica do varejo online. Há uma tendência cada vez maior da profissionalização desta área nas lojas virtuais, por conta do crescimento do setor e da necessidade de melhorar indicadores como o de abandono de carrinho de compra – sabe-se que mais de 50% das desistências de compras se dão por conta do frete", aponta Guilherme Reitz, CEO da Axado.
A preocupação recente do varejo brasileiro com a gestão dos fretes pôde ser vista na última Black Friday, ocorrida em 28 de novembro. No evento, o sistema da Axado esteve presente em 681.387 carrinhos de compra com as melhores opções de frete. A data acabou impactando novembro como um todo, com o crescimento de 1000% no volume de requisições em comparação ao mesmo mês de 2013.
Desafios para 2015
A empresa anunciou três novos produtos focados em logística para e-commerce: o Módulo de Rastreamento de Encomendas; a Conciliação de Pré-Fatura e a Gestão de Logística Reversa. O objetivo é investir na interpretação de dados, análise de desempenho e comparação de métricas para que os sites brasileiros possam vender mais.
Para entregar todas essas novidades, o Axado pretende duplicar a equipe e chegar a 40 colaboradores até o final deste ano. “A ideia é buscar talentos nas áreas de desenvolvimento, marketing e vendas que contribuam para um crescimento sustentável da empresa, com produtos mais diversificados e maior número de clientes”, revela Reitz.
Sobre o Axado
O Axado é uma empresa de tecnologia fundada em 2011 que se consolidou como o primeiro gateway de fretes do Brasil. Com atuação nacional e por meio de uma equipe especializada, a empresa desenvolve soluções de gestão de fretes para e-commerce, que passa pela implementação e atualização de preços e prazos de fretes para que e-commerces e marketplaces tenham as informações de entrega calculadas com precisão. Além disso, a plataforma permite criar campanhas inteligentes de frete – por categoria de produto, localidades e lucratividade -, personalizar as opções de entrega e controlar a performance por meio de relatórios.