OpenRAN@Brasil abre chamada pública e destina até R$ 100 mil a startups com aplicações em 5G e redes abertas
O programa OpenRAN@Brasil está com inscrições abertas até o dia 15 de fevereiro de 2024 para startups que desenvolvam soluções 5G e desejam validar seus produtos em uma plataforma de testes baseada em Open RAN (Rede de Acesso de Rádio Aberto). As selecionadas pela iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) vão receber até R$ 100 mil e acesso à infraestrutura de dois espaços de experimentação: um localizado no Rio de Janeiro, e outro em Campinas.
Podem participar empresas que atuem com o uso do 5G em diferentes áreas, como educação, telecomunicações, saúde, entretenimento, agricultura, entre outras. O processo seletivo da chamada pública tem duas etapas. Na primeira, ocorre a avaliação de acordo com os requisitos do edital. Já na segunda fase, serão realizadas entrevistas com os responsáveis pela proposta submetida.
As startups selecionadas vão ter cinco meses para conduzir testes vinculados às suas aplicações. Além disso, também poderão participar de cursos e utilizar ferramentas – como celulares 5G e óculos de realidade aumentada, entre outros. No período de experimentação, as empresas serão acompanhadas pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPQD), as quais são instituições executoras do programa e que disponibilizam a infraestrutura necessária.
Para saber mais sobre o OpenRAN@Brasil, acesse o edital neste link. No dia 22 de janeiro, um webinar ao vivo também vai responder às dúvidas sobre o processo de seleção e a iniciativa.
*Com informações de Open Ran Brasil.
Fique por dentro do ecossistema através da newsletter, do LinkedIn e do Instagram da ACATE.