ACATE alcança 1,7 mil associados e projeta crescimento do setor de tecnologia para 2024
A Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) terminou 2023 com motivos para celebrar. A entidade finalizou o ano com pouco mais de 1,7 mil empresas associadas, o que representa um crescimento de 7,5% em relação ao ano anterior. Além disso, também realizou mais de 100 eventos, que impactaram aproximadamente 24 mil pessoas. Outros 57 eventos realizados por parceiros tiveram apoio oficial da ACATE – apenas o Startup Summit teve um público presencial superior a 10 mil pessoas.
Em relação aos projetos de formação de talentos, o número também é expressivo: foram quase 20 mil alunos que iniciaram formações com projetos apoiados pela entidade, em diversas áreas, em diferentes regiões de Santa Catarina. O principal desses programas é o Floripa Mais Tec, realizado em parceria com a prefeitura da Capital e o Senai, que teve mais de 13 mil inscritos no último ano.
Na avaliação de Iomani Engelmann, presidente da ACATE, o ano da entidade também foi marcado por um maior protagonismo nacional, com a atuação a favor do setor de tecnologia no debate sobre a Reforma Tributária no Congresso Nacional. Além disso, o executivo destaca a criação da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação em âmbito estadual, que fortaleceu os laços com o Governo de Santa Catarina. Para 2024, Engelmann projeta um maior crescimento das empresas do setor tecnológico, com um ambiente econômico mais favorável.
“Apesar de todas as dificuldades do ano que passou, com os juros ainda altos, tivemos um balanço positivo. Foram realizadas importantes M&As de empresas catarinenses e o saldo de empregos foi positivo. Há um crescimento constante da demanda por talentos, o que mantém o mercado aquecido. Esperamos um 2024 melhor, com mais crescimento e mais investimentos no nosso ecossistema de inovação”, aposta o executivo.
Crescimento internacional
A expansão das parcerias fora do Brasil também foi destaque no ano que passou. Em agosto, durante o Startup Summit, foi lançada a filial da ACATE no Canadá. Com a abertura de uma entidade jurídica em solo canadense, espera-se ampliar as oportunidades de negócios para as empresas catarinenses no exterior.
“Com a ACATE Canadá, podemos avançar nas parcerias com as entidades governamentais do país e oferecer melhores oportunidades para as empresas catarinenses conquistarem este importante mercado”, diz o vice-presidente de Internacionalização, Henrique Bilbao.
Além disso, o Startup Summit teve ainda a formalização da parceria com um hub de inovação na cidade de Colônia, na Alemanha. Com isso, o setor de tecnologia catarinense ampliou o número de países parceiros para sete. Além da Alemanha, já há hubs parceiros nos Estados Unidos, Canadá, Portugal, Colômbia, Estônia e China.
“Em todos esses locais, é oferecida uma estrutura para o empreendedor que busca conquistar aquele mercado. Isso faz muita diferença, principalmente na parte de networking. Nosso objetivo é que, cada vez mais, as empresas catarinenses conquistem o mundo”, diz Bilbao.
Incubação e inovação aberta
Na área de incubação, o MIDITEC completou 25 anos de atuação em agosto com saldo positivo. São mais de 280 empresas apoiadas no período, com taxa de sobrevivência de 75%, que aumenta para 97% se considerados apenas os últimos cinco anos. Ao todo, são 10 incubadoras espalhadas pelo estado que utilizam a metodologia MIDITEC, formando uma rede capilarizada e que impulsiona o crescimento das startups.
No setor de inovação aberta, doze novas corporates firmaram parceria com o LinkLab, chegando a um total de 23. Elas abriram 66 desafios para as 9 mil startups que estão na base do programa. Já na área de negócios, as Verticais da ACATE proporcionaram mais de 1200 oportunidades para as empresas, com mais de 200 negócios concretizados. Além disso, o índice de adesão cresceu 16%, chegando a um total de quase 700 empresas atuantes.
“Todas essas ações mostram o quanto a ACATE é pujante e diversificada. Em 2024, queremos acelerar ainda mais todas as iniciativas que levam ao crescimento do ecossistema do nosso estado”, finaliza o presidente Iomani.
Fique por dentro do ecossistema através da newsletter, do LinkedIn e do Instagram da ACATE.