ACATE promove conexão entre ecossistema de SC e companhia energética Cemig
A ACATE recebeu representantes das áreas tecnologia e inovação da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) para visita ao ecossistema de inovação de Florianópolis. A conexão da Cemig com o setor de tecnologia de Santa Catarina foi estabelecida pela Vertical Energia da ACATE, que abriu as portas de ambientes de inovação da capital e de empresas de base tecnológica do segmento elétrico.
Wilian Zanatta, diretor do grupo de empresas Vertical Energia da ACATE, ressalta que a aproximação é uma ação que visa integrar a tecnologia aos grandes players. “A Cemig é uma das principais e maiores empresas do setor elétrico, com presença em praticamente todos os estados do Brasil, e a nossa ideia é realmente criar essa conexão através do convite para que esses agentes viessem e participassem do nosso ecossistema em uma agenda exclusiva de compartilhamento do que desenvolvemos em Santa Catarina e da nossa experiência concreta de inovação”.
A visita ao ecossistema catarinense contemplou o Centro de Inovação ACATE Primavera, onde os representantes da Cemig puderam conhecer o programa de inovação aberta da ACATE, o LinkLab, e se conectaram às empresas das Verticais de Negócios em um reunião com a presença de empreendedores de diversos segmentos além da área de energia.
Durante o encontro com as empresas, o diretor de Estratégia, Meio Ambiente e Inovação da CEMIG, Maurício Dall’Agnese, junto a Guilherme Amaral, gerente de Inovação Aberta, e Donorvan Rodrigo Fagundes, gerente de P&D, Inovação e Transformação da companhia, apresentaram oportunidades de negócios para startups em iniciativas da Cemig que visam encontrar soluções para seus desafios.
Para Dall’Agnese, a aproximação da Cemig com startups para inovação aberta e projetos de P&D abrangem além do setor elétrico. “Acho fantástica a possibilidade de cooperar com o ecossistema catarinense. A energia é muito mais do que só o segmento, porque a energia está em tudo, é viabilizadora de qualquer atividade econômica ou social. Então, o nosso interesse é trabalhar não só com as empresas da Vertical de Energia, mas com todas as outras, porque uma grande empresa precisa de todos esses apoios. Eu, particularmente, acredito no potencial de interação cruzada para levar soluções que se aplicam de ambiente para outro ambiente. Existem muitas similaridades e complementaridades, que dá pra gente fazer coisas boas da forma mais diversificada possível”.
A reunião também contou com a presença de Marcos Lichtblau, superintendente de Governo Eletrônico, que apresentou aos visitantes a evolução do setor de tecnologia em Florianópolis. Outros ambientes apresentados foram o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), o parque tecnológico Sapiens, a Universidade Federal de SC (UFSC) e o Senai, que possuem projetos de inovação e tecnologia para o ramo elétrico.
Vertical Energia da ACATE
A Vertical Energia é um grupo formado por mais de 50 empresas de base tecnológica associadas à ACATE que atuam no desenvolvimento e comercialização de soluções para o setor de energia.
Oferecem produtos e serviços em áreas como: telemedição, controle de geração de energia, circuitos integrados, automação, proteção e controle de subestações, diagnóstico de falhas e prognóstico da vida útil de sistemas de energia elétrica, geração distribuída, fontes de alimentação CA/CC e entre CC/CC, entre outras.
É uma empresa de tecnologia para energia? Saiba mais e participe da Vertical.
Fique por dentro do ecossistema através da newsletter, do LinkedIn e do Instagram da ACATE.