Workshop qualifica empresas de tecnologia para medir sustentabilidade corporativa
Empresas de Tecnologia e vinculadas à Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE) terão a oportunidade de utilizar uma ferramenta inédita no país para medir o grau de sustentabilidade das organizações. Os indicadores foram desenvolvidos pela Vertical Sustentabilidade da ACATE e a primeira etapa de aplicação terá início no dia 19 de maio.
Empresas de Tecnologia e vinculadas à Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE) terão a oportunidade de utilizar uma ferramenta inédita no país para medir o grau de sustentabilidade das organizações. Os indicadores foram desenvolvidos pela Vertical Sustentabilidade da ACATE e a primeira etapa de aplicação terá início no dia 19 de maio. Lideranças de empresas que adotarem a ferramenta receberão treinamento durante o Workshop de Apresentação dos Indicadores de Sustentabilidade para Empresas de Base Tecnológica e Modelo de Trabalho para Preenchimento, das 14h às 16h, no Centro de Inovação ACATE (CIA), na SC-401, Km 4, no bairro Saco Grande, em Florianópolis.
A tarde de formação dará subsídio para as empresas orientarem seus colaboradores no preenchimento da ferramenta, que parte de um questionário. A partir do questionário, desenvolvido e testado pela vertical utilizando metodologias reconhecidas internacionalmente, as empresas de tecnologia de Santa Catarina terão acesso pela primeira vez a um conjunto de parâmetros para atestar o nível de sustentabilidade, a partir de cinco dimensões (cultural, ambiental, político-estratégica, econômica e social) e seus subtemas.
De acordo com o diretor da Vertical, Gerson Luiz Zimmer, o questionário ajuda a desmistificar o conceito de sustentabilidade nos negócios, ampliando a percepção das empresas sobre diversos campos, incluindo: governança e processos de gestão; valores, ética e práticas relacionadas à cultura organizacional; desempenho econômico, presença no mercado e inovação; consciência, gestão e conformidade ambiental; dimensão social de produtos e serviços, relação com a comunidade, respeito aos direitos humanos, gestão de pessoas e práticas de trabalho e promoção de saúde e segurança. “Esperamos que as empresas identifiquem em que áreas precisam se desenvolver e que adotem a sustentabilidade como estratégia de negócio, garantindo a perpetuidade das organizações”, diz Zimmer.
As metodologias que fundamentaram a elaboração da ferramenta foram os Indicadores Ethos e o modelo da organização Global Reporting Initiative (GRI), ambas focadas em medir o desempenho econômico, social e ambiental. O resultado do trabalho será um calendário de capacitações com as demandas das empresas, a partir do segundo semestre de 2015 e em 2016 nos polos conveniados à ACATE em todo o Estado.
As inscrições para o Workshop de Apresentação dos Indicadores de Sustentabilidade para Empresas de Base Tecnológica são gratuitas e devem ser feitas a partir de contato com o e-mail [email protected]. As vagas são limitadas. Mais informações pelo telefone (48) 2107-2703.