Tecnologias catarinenses marcam presença na mostra Criação Catarina a partir de 2 de junho
A relevância da indústria catarinense nos mercados nacional e internacional ganha ainda mais força com o investimento no design, que simplifica a produção e traz conforto e facilidade para quem adquire produtos desenvolvidos no estado. Para muitos setores da economia, entre eles o da tecnologia, o design garante competitividade.
A relevância da indústria catarinense nos mercados nacional e internacional ganha ainda mais força com o investimento no design, que simplifica a produção e traz conforto e facilidade para quem adquire produtos desenvolvidos no estado. Para muitos setores da economia, entre eles o da tecnologia, o design garante competitividade. Cientes deste potencial, duas empresas catarinenses que atuam em diferentes segmentos da área, Audaces e Playmove, estarão em evidência na Mostra Criação Catarina, que compõe a Bienal Brasileira de Design 2015 Floripa. A exposição inicia no dia 2 de junho e segue até 12 de julho.
A mostra, que ocorre na sede da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), é coordenada pelo Design Catarina, um centro de design que abriga projetos no estado e contribui para sua disseminação e inclusão na indústria. Caracterizada pela diversidade, a exposição reunirá desde pranchas de surfe até produtos alimentícios e games. A intenção é apresentar produtos locais que cresceram e floresceram com a marca do design, como é caso da multinacional Audaces, que atua no segmento de tecnologia para moda, acompanhando tendências e oferecendo ferramentas para criativos.
Para o diretor de Business Development da empresa, Rodrigo Cabral, as ferramentas desenvolvidas para a área de criação precisam ser intuitivas e de fácil aprendizagem e manuseio. "Além de possibilitar a criação de designs inovadores, as tecnologias Audaces também se caracterizam pela economia da matéria prima e por tornar a cadeia produtiva mais eficiente”, destaca. Na mostra, a multinacional irá apresentar o Audaces IDEA e o Audaces Digiflash XT, um software específico para digitalização de moldes.
Já a Playmove, de Blumenau, encontrou no design a solução para que a primeira mesa digital com jogos educativos do Brasil ganhasse um diferencial em comparação com outras tecnologias voltadas à sala de aula. A PlayTable foi desenvolvida com formato, cores e materiais que garantissem não só a segurança e a acessibilidade do público alvo, as crianças, mas também que incentivassem a interação. Cerca de mil unidades da PlayTable já estão em uso em escolas públicas e privadas em todas as regiões do Brasil e a empresa já planeja exportar para outros países da América do Sul, África e Europa.
SERVIÇO
Criação Catarina – Mostra de produtos de design da indústria catarinense
2 de junho a 12 de julho
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina – FIESC (Rod. Admar Gonzaga, 2765 – Itacorubi – Florianópolis)
Horário de visitação: diariamente, das 10h às 19h30
Site Bienal: www.bienalbrasileiradedesign.
Sobre a Playmove
Fundada em 2013 em Blumenau (SC), a Playmove é uma empresa focada no desenvolvimento de soluções tecnológicas para educação infantil. Criadora e desenvolvedora da PlayTable, a primeira mesa digital com jogos educativos do Brasil, utilizada em escolas públicas e privadas no país. A PlayTable é uma mesa interativa e multidisciplinar, com jogos e aplicativos para crianças a partir de 3 anos de idade, voltada ao desenvolvimento das habilidades cognitivas dos pequenos. A tecnologia touchscreen se caracteriza pela fácil usabilidade, inclusive, por ser acessível a portadores de necessidades especiais.
Sobre a Audaces
Fundada em 1992, a Audaces é líder no Brasil e na América Latina no segmento de tecnologia para moda, com o apoio de 300 colaboradores. A multinacional exporta para mais de 70 países, totalizando cerca de 8,5 mil clientes. Conta com cinco unidades no Brasil e três na América Latina.