Decola ACATE Startups integra empreendedores e investidores do Sul de SC durante rodada de pitches
Empreendedores e investidores do Sul de Santa Catarina participaram, na noite de terça-feira (18), do Decola ACATE Startups. O evento, realizado no Centro de Inovação de Criciúma e Região (CRIO), foi promovido pela Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) e Associação Empresarial de Criciúma (ACIC), proporcionando um ambiente de aprendizado, troca de experiências e oportunidades de negócios.
De acordo Marcelo Michels, membro da diretoria do Polo Regional Sul de Santa Catarina, a ideia era de conectar empreendedores, permitindo que eles entendessem as expectativas e o modo de atuar daqueles que fazem investimentos. “Queríamos que a comunidade de startups tivesse ainda mais conhecimento sobre este mundo, que compreendesse como os investidores pensam e o que avaliam”, comenta.
Além dos participantes que se inscreveram para assistir ao evento, cinco startups da região foram selecionadas para participar de uma rodada de pitches, tendo cinco minutos para apresentar suas empresas. Quatro investidores compuseram a banca e foram responsáveis pelas avaliações, dando dicas e fazendo questionamentos sobre os negócios. Além disso, o painel “Perspectivas de investimento em startups: insights de especialistas”, também integrou a programação.
Guilherme Osellame, sócio da Stars Aceleradora, foi um dos que fizeram parte da banca e do painel. Ele lembrou que, antes de buscar um apoio financeiro, é indicado que o empreendedor conheça a tese de investimento do investidor, ou seja, que estude e entenda o que provavelmente ele olhará, suas preferências, em que pontos poderá se concentrar. “De maneira geral, antes de aprovar ou não o aporte, são observados três pilares: pessoas, produtos e mercado. Quanto mais preparado o empreendedor estiver, quanto mais robustez nas respostas, mais pontos ele ganhará na avaliação”.
Esta foi a primeira vez que o evento ocorreu no Sul catarinense. Segundo o diretor da ACATE no Sul de Santa Catarina, Jhony Alceu Pereira, a iniciativa proporcionou uma oportunidade única aos participantes. “Ter a chance de apresentar seus projetos é uma forma de ganhar experiência e, por que não, de fechar negócios. A quem apresentou, e também àqueles que assistiram, foi um momento enriquecedor”, diz Pereira, ao complementar: “nosso propósito era o de integrar startups e ACATE, e o resultado foi muito bacana. Por meio de eventos como este, oportunizamos conexões de empreendedores com investidores e com empresas já constituídas que, provavelmente, já passaram por essa fase mais inicial”.
A escolha do CRIO, inaugurado em abril de 2024, para sediar o evento teve o propósito de fomentar o empreendedorismo inovador e o desenvolvimento do setor de tecnologia local. O novo ambiente compõe a Rede Catarinense de Centros de Inovação, a qual é constituída por entidades e engloba pré-incubadoras, incubadoras, aceleradoras, coworkings, empresas e outros elementos. Essa rede estratégica visa unir esforços e direcionar recursos, tanto financeiros quanto não financeiros, para impulsionar o desenvolvimento do ecossistema de inovação e da nova economia em Santa Catarina. Com uma ampla gama de serviços, esses centros apoiam empreendedores desde o estágio inicial de suas ideias até o momento em que estão prontos para enfrentar o mercado, crescer e expandir seus negócios.
Fique por dentro do ecossistema através da newsletter, do LinkedIn e do Instagram da ACATE.