Santa Catarina é a 2ª economia mais inovadora do país
O estado de Santa Catarina está no rol das economias mais inovadoras do Brasil. Posicionado na 2ª colocação do Índice Brasil de Inovação e Desenvolvimento (IBID), SC está atrás apenas de São Paulo no estudo divulgado pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que é vinculado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.
O índice retrata o cenário da inovação no país, fornecendo métricas sobre o desempenho das 27 unidades federativas (UFs) e das 5 grandes regiões do Brasil, além de também identificar os líderes no campo inovativo. O estudo é pioneiro no país e coloca o Brasil ao lado da União Europeia, China, Índia, Colômbia e Vietnã, que são os únicos a terem índices próprios. Já no cenário internacional, de acordo com o Global Innovation Index, o Brasil ocupa a 49ª posição no ranking global de inovação e a primeira colocação na região da América Latina e Caribe.
O IBID é composto por 74 indicadores que levam em conta dimensões relacionadas a sete pilares: Instituições, Capital Humano, Infraestrutura, Economia, Negócios, Conhecimento e Tecnologia, e Economia Criativa. A partir dessas seções, são compreendidas as condições e o contexto que torna o estado ou região mais ou menos propícia à inovação, além dos resultados ou produtos do processo inovativo.
O indicador varia de 0 a 1, sendo a média nacional de 0,291. O índice catarinense é de 0,415. São Paulo que está na liderança tem 0,891. Outros estados que completam o top 5 das economias mais inovadoras no país são: Paraná (0,406), Rio de Janeiro (0,402) e Rio Grande do Sul (0,401).
O estudo completo do Índice Brasil de Inovação e Desenvolvimento (IBID) está disponível neste link.
SC é destaque no Índice Brasil de Inovação e Desenvolvimento (IBID)
Além da 2ª posição nacional e a liderança na região Sul no ranking das economias mais inovadoras do pais, de acordo com o Índice Brasil de Inovação e Desenvolvimento (IBID), Santa Catarina também se destaca em outros aspectos levantados pelo estudo.
O estado catarinense é considerado um dos expoentes, junto a outras 13 UFs, que possuem desempenho em inovação acima do esperado em relação ao nível de renda, o qual é medido pelo PIB per capita. Santa Catarina também ocupa a 2ª posição quanto à capacidade de traduzir investimentos em produtos de inovação concretos.
Dentre os sete pilares que o IBID leva em conta, SC possui um desempenho equilibrado, tendo a melhor avaliação na temática Instituições, na qual figura na vice-liderança. Santa Catarina também está no top 3 dos pilares de Infraestrutura, Conhecimento e Tecnologia, e Economia Criativa. O estado é o 5º no que se refere às temáticas de Economia e Negócios. O único pilar em que SC fica abaixo da média nacional é o de Capital Humano.
*Foto: Foto Ricardo Wolffenbüttel / Secom-Governo do Estado de SC
Fique por dentro do ecossistema através da newsletter, do LinkedIn e do Instagram da ACATE.