Especialista apresenta benefícios do ponto eletrônico mobile na execução do trade marketing
Se em qualquer organização a gestão de pessoas é sempre um ponto crítico para a sustentabilidade dos negócios, no segmento do trade marketing, a consolidação de iniciativas que visam à motivação e à produtividade dos colaboradores é um desafio ainda maior. Isso ocorre porque parte das pessoas envolvidas nas operações formam as chamadas equipes de campo.
Se em qualquer organização a gestão de pessoas é sempre um ponto crítico para a sustentabilidade dos negócios, no segmento do trade marketing, a consolidação de iniciativas que visam à motivação e à produtividade dos colaboradores é um desafio ainda maior. Isso ocorre porque parte das pessoas envolvidas nas operações formam as chamadas equipes de campo. E, ao contrário da maioria das profissões, os prestadores de serviços externos incompatíveis com a fixação de horário de trabalho, entre eles os promotores de venda, não contam com jornada passível de controle. Segundo o advogado Thiago Silva Schütz (OAB/C 25.689), esse cenário tende a mudar com a adoção da tecnologia. “O ponto eletrônico mobile tem trazido uma série de benefícos para a gestão neste segmento, tanto o empregado como o empregador saem ganhando”, afirma.
Diante do potencial da ferramenta para otimizar a execução do trade marketing, o assunto será pauta do próximo TradeCast, que ocorre na quinta-feira (23), a partir das 17h. O webinar é gratuito, promovido pela Involves, por meio do Clube do Trade, e será mediado pelo diretor e co-fundador da empresa, Rodrigo Lamin. “Queremos apresentar informações jurídicas e técnicas que são relevantes dentro do contexto do controle de jornada no trade marketing, pois é um fator decisivo para tornar as operações mais eficientes e para ampliar o ROI”, observa.
Durante a conferência online, os participantes saberão como o ponto eletrônico mobile pode auxiliar a reduzir as horas extras, aumentar o rendimento da equipe e até mesmo diminuir os passíveis trabalhistas. O bate-papo também deve abordar assuntos, como intervalo intrajornada e interjornada, além das portarias do Ministério do Trabalho referentes ao controle de jornada e ao acordo sindical.
A tecnologia e os avanços na legislação
Thiago Schütz é sócio do escritório Schütz & Tavares Advogados Associados e coordenador do núcleo de Direito do Trabalho, com dez anos de experiência na área. Segundo o advogado, que é consultor jurídico da Involves, o controle da jornada de trabalho é um dos assuntos que mais polêmicos da Justiça e do Direito do Trabalho. “Do ponto de vista do empregador, o controle garante o cumprimento do contrato e a averiguação do rendimento do colaborador. Para o trabalhador, a supervisão da jornada é um caminho contra a precarização das condições de trabalho, ao possibilitar a identificação de eventuais sobrejornadas, dificultando inclusive a sonegação do pagamento de horas extras”, destaca.
As novas tecnologias têm se mostrado eficientes para o registro de horário eletrônico e, por isso, têm ganhado adesão nas empresas, especialmente após e regulamentação da Portaria 1.510/09 do Ministério do Trabalho e Emprego, que estabeleceu o Sistema de Registro Eletrônico de Ponto (SREP). De acordo com Schütz, o registro eletrônico de ponto deve ser vinculado ao SREP, contudo, outras modalidades de controle de jornada podem ser adotadas, desde que autorizadas por Acordo Coletivo de Trabalho ou Convenção Coletiva de Trabalho.
SERVIÇO
TradeCast #9 – Como o ponto eletrônico mobile otimiza a execução do trade marketing
Quando: quinta-feira, 23/06
Horário: a partir das 17h
Inscrições gratuitas: https://clubedotrade.com.br/
Sobre a Involves
A Involves surgiu em 2008 e é a responsável pelo desenvolvimento do Agile Promoter, plataforma de gestão de trade marketing e monitoramento de equipes de campo em tempo real utilizada por empresas que atuam em segmentos como alimentos e bebidas, eletroeletrônicos, informática e cosméticos. Instalada em Florianópolis (SC), a scale-up catarinense atua diretamente com indústrias, distribuidores e agências especializadas em trade marketing. Hoje a Involves tem clientes no Brasil, África e em mais dez países da América Latina. Estão no portfólio do Agile Promoter grandes empresas como L’Oréal, Multilaser, Fini Guloseimas, Cecrisa, Parati, Intelbras e Positivo Informática. Saiba mais: www.involves.com.br / www.agilepromoter.com.