Santa Catarina é o estado com mais startups selecionadas para a segunda fase do InovAtiva Brasil
Santa Catarina é segundo estado com o maior número de empresas nascentes de base tecnológica inscritas no primeiro ciclo de aceleração do programa InovAtiva Brasil, realizado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e executado pela Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (CERTI). Com 234 empreendimentos cadastrados, seis a menos que São Paulo, primeiro do ranking, o estado teve o maior número de empresas selecionadas para a segunda etapa do InovAtiva.
Santa Catarina é segundo estado com o maior número de empresas nascentes de base tecnológica inscritas no primeiro ciclo de aceleração do programa InovAtiva Brasil, realizado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e executado pela Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (CERTI). Com 234 empreendimentos cadastrados, seis a menos que São Paulo, primeiro do ranking, o estado teve o maior número de empresas selecionadas para a segunda etapa do InovAtiva. No total, 28 empresas catarinenses se destacaram entre as 300 que iniciaram o programa. A segunda etapa selecionou 125 startups para receberem capacitações e mentorias, além de acesso a conexões com investidores, grandes empresas, financiamentos e internacionalização.
Entre as selecionadas, estão duas incubadas do MIDI Tecnológico, incubadora gerida pela Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE) e mantida pelo Sebrae/SC, e uma spin off de uma graduada, que desenvolvem soluções nas áreas de saúde, transporte e arquitetura. Nesta nova etapa as empresas serão preparadas e apresentadas ao mercado. Dentro da incubadora, o auxílio para a comercialização das soluções é feito por meio de mentorias e ampliação da rede de contatos dos empreendedores, “ oferecemos suporte com diversas consultorias, cursos e comunicação com toda a comunidade empreendedora da nossa região, além de contato com redes de investidores”, destaca Kamila Bittarello, coordenadora técnica do MIDI. O resultado das startups que chegarem até a terceira e última etapa será divulgado no dia 29 de agosto, quando estas apresentarão seus produtos durante o DEMODAY.
Apoiada pelo MIDI Tecnológico, a empresa nascente Especifique-me foi selecionada pelo programa por desenvolver uma ferramenta voltada para arquitetos, designers e decoradores, que hospeda, organiza e relaciona produtos de projetos de interiores, identificando tendências e perfis de consumo. Já a ePHealth se destacou com uma solução voltada aos profissionais da saúde, que auxilia no controle e prevenção de doenças crônicas. A terceira escolhida foi a BipBoy, derivada da graduada do MIDI nKey, e que atuacom o gerenciamento de motofrete.
InovAtiva
O InovAtiva tem como objetivo oferecer capacitação, por meio de cursos gratuitos, mentorias nacionais e internacionais, conexão com possíveis parceiros, investidores e grandes empresas, além de suporte para internacionalização das startups que chegarem até o final dos ciclos de aceleração. Para isso, a iniciativa é dividida em três etapas: na primeira, 300 soluções inovadoras foram aceleradas e dessas, 125 passaram para a segunda fase. Agora, as startups serão aperfeiçoadas e apresentadas para o mercado nacional e internacional. No final deste ciclo, as empresas eleitas poderão contar com vantagens nas chamadas de apoio financeiro a projetos de empresas com Institutos Federais de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, a “Chamada CNPq-SETEC/MEC – Apoio a Projetos Cooperativos de Pesquisa Aplicada e de Extensão Tecnológica”. Ainda estarão automaticamente classificadas na Qualificação, primeira etapa de avaliação do Edital SENAI SESI de Inovação, que prevê R$ 400 mil em recursos de subvenção. As finalistas também terão acesso ao Programa BNDES de apoio à micro, pequena e média empresa inovadora.
Sobre o MIDI Tecnológico
O MIDI Tecnológico foi contemplado três vezes com o Prêmio Nacional de Empreendedorismo Inovador da Anprotec: eleito a melhor incubadora do Brasil para promoção da cultura do empreendedorismo em 2014; melhor incubadora do Brasil para o desenvolvimento local e regional em 2012; e melhor incubadora do Brasil para a Geração e Uso Intensivo de Tecnologias em 2008. A entidade já apoiou 88 empresas de base tecnológica e atualmente conta com 15 incubadas e 4 pré-incubadas.