BRDE e ACATE reúnem empreendedores de tecnologia em Chapecó
O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e a Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) realizaram a 2ª edição dos encontros regionais do BRDE Labs SC Growth em 2024. O Centro de Inovação ACATE/DEATEC Downtown, em Chapecó, foi a sede do evento na última quarta-feira (4). Estiveram presentes empreendedores de startups que estão em aceleração no programa e interessados no desenvolvimento de negócios de tecnologia.
O encontro regional em Chapecó teve a participação de Jungles Wegher, CEO e fundador da startup iopoint. Ele compartilhou estratégias comerciais de sucesso desenvolvidas em seus 15 anos de experiência no setor de tecnologia e em sua empresa, a qual é de São Miguel do Oeste (SC) e está em processo de expansão no mercado nacional e internacional. Na sequência, Wegher ministrou uma mentoria coletiva que abriu espaço para o público solucionar dúvidas.
“O encontro foi muito proveitoso não apenas para fazer novos networkings, mas também para reforçar o contato com outras empresas da região, trocar ideias, informações e dificuldades do dia a dia, além de reforçar o nosso trabalho na área de tecnologia”, destaca Vandrei Monlin, diretor executivo da Flexpro, empresa participante do BRDE Labs SC Growth 2024.
Durante as atividades do encontro, o BRDE e a ACATE apresentaram oportunidades do ecossistema de inovação de Santa Catarina, como detalhes do programa de aceleração BRDE Labs SC, que é dividido em duas etapas: a Growth para o desenvolvimento da máquina comercial de startups; e a fase Venture destinada para a preparação de empreendedores para a captação de investimentos.
“Cada encontro do BRDE que acontece em nossa região serve para fortalecer o empreendedorismo, a inovação e dar ainda mais tração ao setor de tecnologia. É um momento de valor para as empresas que participam do programa e essencial para desenhar parcerias, trocar experiências, além de conhecer o que está sendo desenvolvido na região Oeste e como se conectar com as demais pontas do estado”, define Viviane Negri, diretora executiva da DEATEC, polo regional da ACATE.
Representando o BRDE no evento, o gerente regional Oeste, Paulo César Antoniollo, destacou na apresentação informações sobre a atuação do Banco e também foram detalhadas iniciativas de fomento por meio de linhas de crédito que são oferecidas aos negócios com condições diferenciadas.
O programa BRDE Labs SC está com a etapa Growth em execução, em que cerca de 100 startups catarinenses participam de workshops de formação empreendedora, mentorias, além de terem acesso a networking e benefícios. Neste ano, as aprovadas para a etapa de aceleração comercial também concorrem à premiação total de até R$ 360 mil, valor que será dividido entre as três vencedoras de cada uma das mesorregiões catarinenses.
A etapa Venture do BRDE Labs SC, que teve sua primeira edição em 2024, chegou ao fim no mês julho. 40 startups participaram das atividades de formação durante quatro meses e, ao final, tiveram a chance de se aproximar de investidores. Em diagnóstico final, a iniciativa obteve resultados positivos como o aumento em 31,5% no cálculo do valuation – indicador que baliza o valor dos investimentos. Além disso, 70% das empresas também avaliaram estar mais preparadas para conversar com investidores após a formação do BRDE Labs SC Venture. Para participar dessa etapa é necessário passar pela fase Growth.
Saiba mais sobre o programa BRDE Labs SC neste link.
Próximos encontros regionais pelo estado de Santa Catarina
Os encontros regionais do programa BRDE Labs SC Growth têm o objetivo de promover a conexão entre empreendedores em cada uma das mesorregiões catarinenses por meio de palestras com cases de sucesso de startups e mentorias coletivas com especialistas. Além das cidades de Chapecó e Lages que já receberam os eventos neste ano, outros três municípios também sediarão encontros, são eles:
Blumenau – Dia 18 de setembro, às 19h, no Centro de Inovação Blumenau (CIB);
Joinville – Dia 2 de outubro, às 19h, no Ágora Tech Park;
Criciúma – Dia 9 de outubro, às 17h, no Centro de Inovação Criciúma (CRIO).
Fique por dentro do ecossistema através da newsletter, do LinkedIn e do Instagram da ACATE.