ACATE realiza pesquisa em parceria com a Associação Catarinense de Engenheiros e UFSC
A ACATE – Associação Catarinense das Empresas de Tecnologia e a ACE – Associação Catarinense de Engenheiros, em parceria com a UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina e diversas entidades públicas e privadas do setor, está realizando uma pesquisa sobre a formação dos profissionais engenheiros criadores, diretores ou sócios de empresas associadas da ACATE.
A ACATE – Associação Catarinense das Empresas de Tecnologia e a ACE – Associação Catarinense de Engenheiros, em parceria com a UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina e diversas entidades públicas e privadas do setor, está realizando uma pesquisa sobre a formação dos profissionais engenheiros criadores, diretores ou sócios de empresas associadas da ACATE. Para respondê-la, basta acessar este link.
A pesquisa teve por motivação o “Seminário sobre os novos rumos da Engenharia Mecânica”, que está sendo organizado pela ACE – Associação Catarinense de Engenheiros, bem como terá seus resultados publicados no livro “Os 50 Anos de Graduação da Primeira Turma de Engenheiros da UFSC – A Engenharia Mecânica Ontem, Hoje e Amanhã”, cujo lançamento ocorrerá neste segundo semestre de 2016, em Florianópolis.
Fundada em 24 de maio de 1934, a ACE é a mais antiga associação de classe da engenharia de Santa Catarina, congregando mais de 1.000 associados. Teve marcante participação na criação do CREA/SC – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina , nos cursos de Engenharia da UFSC e outras instituições e iniciativas em prol do segmento e do desenvolvimento socioeconômico e tecnológico do Estado.
Para a realização da obra e do seminário, foi formado um Comitê Editorial composto por uma engenheira e nove engenheiros, dois deles responsáveis pela Coordenação Técnica dos projetos: o engenheiro mecânico Otávio Ferrari Filho, ex-presidente da ACE e um dos pioneiros graduados em Engenharia na UFSC, em 1966, e o engenheiro civil Roberto de Oliveira, diretor técnico da ACE.
A organização e coordenação editorial do livro está a cargo do jornalista Mário Xavier, ex-assessor da ACATE e da Fundação CERTI, bem como autor de um CD-Rom multimídia e de um livro sobre a origem e o desenvolvimento do Polo Tecnológico de Florianópolis, lançado em 2010.