Interação entre PI e exportações avança na América Latina
Com a capacidade de garantir o diferencial de produtos/serviços e aumentar sua competitividade no mercado, os direitos de Propriedade Industrial (PI) podem ser fundamentais para impulsionar as exportações na América Latina. Justamente por isso, representantes dos escritórios nacionais de PI e das agências de exportação de 19 países latinoamericanos se reuniram, entre os dias 14 e 16 de setembro, em Santa Marta, na Colômbia, para discutir como ampliar a interação entre PI e exportação.
Com a capacidade de garantir o diferencial de produtos/serviços e aumentar sua competitividade no mercado, os direitos de Propriedade Industrial (PI) podem ser fundamentais para impulsionar as exportações na América Latina. Justamente por isso, representantes dos escritórios nacionais de PI e das agências de exportação de 19 países latinoamericanos se reuniram, entre os dias 14 e 16 de setembro, em Santa Marta, na Colômbia, para discutir como ampliar a interação entre PI e exportação.
O evento, que contou com a participação do presidente do INPI, Luiz Pimentel, e de Sueme Mori Andrade, da Coordenação de Competitividade da Apex-Brasil, foi realizado pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI) e Superintendência da Indústria e Comércio da Colômbia.
Após a abertura realizada pelo superintendente da Indústria e Comércio da Colômbia, Pablo Felipe Robledo Del Castillo, o superintendente delegado para a Propriedade Industrial do país, José Luis Londoño Fernández, abordou a experiência colombiana. As rodas de negócios de patentes e os Centros de Apoio à Tecnologia e à Inovação fazem parte das ações destinadas a ampliar o uso do sistema de PI pelos empreendedores e aproximá-los de potenciais investidores, o que facilita o acesso aos mercados no país e no exterior.
A partir da troca de experiências, os países chegaram a algumas conclusões para reforçar a ligação entre PI e exportações: é preciso internacionalizar os ativos intangíveis, estimulando a proteção no exterior; as estratégias de promoção comercial devem contar com as ferramentas de PI e com o auxílio de instituições como a Academia; as empresas com potencial exportador precisam ser capacitadas para usar o sistema de PI; e também é necessário fortalecer a relação entre direitos de PI e investimentos.
Fonte: Portal INPI, com informações da Superintendência da Indústria e Comércio da Colômbia