PMEs: Investimentos em TI devem saltar para US$ 63 bi em 2020
Os investimentos em TI pelas pequenas e médias empresas brasileiras deve saltar de US$ 48 bilhões em 2016 para US$ 63 bilhões até 2020, com as tecnologias baseadas em computação em nuvem e mobilidade crescendo de três a sete vezes mais rapidamente do que as tecnologias tradicionais on premise.
Os investimentos em TI pelas pequenas e médias empresas brasileiras deve saltar de US$ 48 bilhões em 2016 para US$ 63 bilhões até 2020, com as tecnologias baseadas em computação em nuvem e mobilidade crescendo de três a sete vezes mais rapidamente do que as tecnologias tradicionais on premise.
Os dados são da pesquisa 2016 Brazil Small & Medium Business: ICT & Cloud Services Tracker Overview, realizada pela AMI Partners a pedido da Intel Brasil. O estudo mapeou tendências e perspectivas na migração para novas tecnologias em todo o universo brasileiro de pequenas e médias. E descobriu que as companhias enxergam investimentos em cloud e mobilidade como prioritários. Para 48% das médias empresas e 30% das pequenas, o investimento em nuvem é prioridade nos próximos 12 meses, para redução de custos e ganho de eficiência.
“Nossa estimativa é que o mercado de soluções em Cloud para pequenas e médias empresas em 2016 no Brasil alcance os U$ 6,6 bilhões, e ainda há um longo caminho a ser conquiestado”, afirmou Fabio de Paula, diretor da Intel para o mercado corporativo. “Comparando com os EUA e Canadá, onde cerca de 30 a 40% das PMEs ainda não começou um processo de transição para a nuvem, no Brasil esse número ainda está próximo dos 70% . Apenas 3% das PMEs nacionais foram plenamente transformadas pela nuvem, enquanto nos EUA esse número é de 14%. ”
O interesse da Intel é estar o mais próximo possível dos provedores de serviços de nuvem e integradores, para ampliar e diversificar a oferta de soluções e tornar a adoção mais simples e fácil.
Ainda de acordo com a pesquisa, as pequenas e médias empresas brasileiras têm preocupações diversas em relação à estratégia de TI. As médias, caracterizadas no estudo como empresas com média de 287 empregados, 144 PCs em uso e mais de 10 anos de existência, estão focadas em virtualização de servidores, segurança e prevenção de dados. Já as pequenas (com média de 5 empregados, 4 PCs em uso e 4 anos de existência) estão preocupadas em ter conexões mais velozes, usar social media para marketing digital e investir em soluções de comunicação.
As preocupações com a segurança no momento da adoção de soluções em nuvem também foram abordadas na pesquisa. Perguntadas sobre a preferência por serviços privados ou públicos de nuvem, as empresas médias citam a segurança como fator na escolha pela nuvem privada (36%), enquanto a maior parte das empresas pequenas (36%) não tem preferência.
De modo geral, as médias se mostram mais resistentes do que as pequenas na migração para serviços de nuvem pública, justamente por uma preocupação maior com questões relativas à segurança da informação. “Ainda há um trabalho a ser feito pela indústria para desfazer mitos e inseguranças com relação à segurança da nuvem pública dentro do mercado de médias empresas. Para essas empresas, o modelo de nuvem híbrida tem se mostrado uma solução mais interessante”, comentou Fábio de Paula.
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As soluções de segurança mais usadas atualmente pelas empresas são serviços de filtro de Web (13% em empresas pequenas e 25% em empresas médias) e anti-spams (13% e 29% respectivamente). Já quando perguntadas quais serviços de segurança pretendem adotar nos próximos 12 meses, a preferência das pequenas é por gerenciamento unificado de ameaças (sigla UTM em Inglês) com 19%, enquanto 25% das empresas médias pretendem adotar serviços de VPN.
Em relação às aplicações voltadas para a administração dos negócios, as soluções de gestão de documentos são as mais utilizadas tanto nas pequenas quanto nas médias empresas (23%). As médias também já estão adotando soluções de business intelligence (23%) e CRM (17%). Quanto às adoções futuras, 28% das pequenas visam adquirir soluções voltadas especificamente para sua área de atuação, enquanto 21% das médias enxergam serviços de CRM como o próximo passo.
Quando perguntadas sobre a adoção de softwares de comunicação e colaboração, 59% das pequenas empresas usam aplicações para a gestão de redes sociais e marketing digital. Entre as empresas de porte médio, o número é ainda maior, chegando a 71%. Nos próximos 12 meses, 30% das pequenas pretendem adotar serviços de edição compartilhada de documentos, enquanto 40% das médias pretendem utilizar servidores VoIP.
Sobre a pesquisa
A pesquisa 2016 Brazil Small & Medium Business: ICT & Cloud Services Tracker Overview foi realizada no primeiro semestre de 2016 e entrevistou 251 tomadores de decisão em pequenas e médias empresas, atuantes nos segmentos de agronegócio, finanças, manufatura, serviços, varejo, educação, saúde, turismo e entretenimento. A pesquisa não considerou ONGs e órgãos governamentais e nem empresas que não possuem um endereço comercial (home office/home business). A margem de erro é de 5%.
Fonte: Portal Terra