Startups catarinenses dão início à etapa de pré-incubação do Sinapse da Inovação
Na manhã de terça-feira (04/10), aconteceu no Teatro Governador Pedro Ivo, em Florianópolis, a solenidade que marca o início da etapa de pré-incubação dos 91 projetos que foram contemplados na 5ª edição do programa Sinapse da Inovação.
Na manhã de terça-feira (04/10), aconteceu no Teatro Governador Pedro Ivo, em Florianópolis, a solenidade que marca o início da etapa de pré-incubação dos 91 projetos que foram contemplados na 5ª edição do programa Sinapse da Inovação. Cada startup receberá 60 mil em subvenção econômica, além de recursos destinados à contratação de bolsistas, por meio da FAPESC. Estiveram presentes no Teatro Pedro Ivo, em Florianópolis, o Ministro da Ciência Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, o Governador do Estado, João Raimundo Colombo, o Secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Carlos Chiodini, o Prefeito de Florianópolis, Cézar Souza Júnior, o Presidente da FAPESC, Sergio Gargioni e o Presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Gelson Merisio.
No período da tarde, os representantes das empresas contempladas seguiram para o SEBRAE, onde aconteceram os primeiros workshops de capacitação da etapa de pré-incubação do programa. Na ocasião, as empresas receberam orientações sobre a metodologia Sinapse de pré-incubação e participaram de workshops de Produto e Modelo de Receita, ministrados pelo professor da UFSC e coordenador do Laboratório de Orientações da Gênese Organizacional, Luiz Salomão Gomes e pelo consultor de negócios da Fundação CERTI, Carlos Eduardo Negrão Bizzotto, respectivamente.
“O objetivo desta nova etapa do programa é o aperfeiçoamento do produto das startups, o desenvolvimento do seu plano de negócios e a aproximação das mesmas com o primeiro cliente e investidores. Para tanto, as empresas receberão 40 capacitações online com palestras sobre temas que estimulem o seu desenvolvimento nos 6 eixos do modelo Sinapse (Produto, Tecnologia, Mercado, Equipe, Gestão e Capital)”, explica Leandro Carioni, Diretor da Fundação CERTI, que executa o Sinapse da Inovação.
Bolsa de Valorização – Durante a abertura do evento no período da tarde, no SEBRAE, aconteceu a premiação dos cinco vencedores da Bolsa de Valoração de Ideias – BVI, mecanismo similar a uma bolsa de valores criado para incentivar a participação no Sinapse da Inovação.
Durante o período de submissão de ideias, em abril deste ano, qualquer pessoa, ao se cadastrar na plataforma do programa, recebia 20 créditos virtuais que poderiam ser aplicados nas ideias que julgasse mais promissoras.
As aplicações, seguidas de comentários em forma de feedback para os empreendedores proponentes das ideias, foram confrontadas com as notas aplicadas pelos avaliadores. O resultado obtido na multiplicação dos créditos aplicados pelas respectivas notas, gerou uma pontuação para cada investidor participante.
Nessa quinta edição em Santa Catarina, o Sinapse da Inovação teve a participação de 4.922 investidores, que aplicaram um total de 38.587 créditos virtuais em 1.719 ideias inovadoras. Os cinco melhores investidores da BVI foram premiados com um iPad durante o encontro: Renan Corrêa Torres, Luiz Guilherme Erthal Gianesini, Gabriel Francisco Medeiros Bogo, Pedro Shioga e Monique Terezinha Cezário Eleutério.
Conheça o programa Sinapse da Inovação: www.sinapsedainovacao.com.br