Expoinovação é aclamada por excelência em conhecimento, conexões e soluções para quem busca fazer mais e melhor
Em sua 11ª edição, a Expoinovação não apenas cumpriu o seu propósito de movimentar o ecossistema de inovação de Joinville e região como, também, superou as expectativas do público com um evento intenso, repleto de novas soluções e ideias, apresentadas por profissionais e marcas ícones em seus segmentos. Com formato interativo e dinâmico, a Expoinovação foi realizada nos dias 11 e 12 de setembro e recebeu 4 mil visitantes, vindos de diversas regiões do país.
Para Modesto Ferrer, presidente do COMCITI (Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia de Joinville), entidade idealizadora da Expoinovação, o evento promoveu uma ebulição de ideias, conhecimento em diferentes áreas, experiências, expertises, iniciativas revolucionárias que culminaram em resultados expressivos para o ecossistema de inovação.
Entre os pontos fortes desta edição, Ferrer destaca a amplitude do público atingido, as práticas, experiências e conexões proporcionadas, e a visão mais abrangente do que é inovação.“A Expoinovação acontece desde 2013 e vem evoluindo a cada ano. Nesta edição, entregamos um evento completo. Além de todo o conteúdo de palestras, houve o encontro de diferentes universos, diferentes gerações, culturas, organismos, entidades, instituições. Foi um evento diverso, democrático, onde permitimos o acesso a um conteúdo valioso de inovação. Também muito importante, foi a visão que o evento trouxe sobre o que é inovação, não fizemos um evento para falar apenas de tecnologia, mas para trabalhar sobre gente, vendas e que valorizou muito o empreendedorismo”, avalia. E Ferrer completa: “Sem dúvida, a Expoinovação se consolida como o mais importante evento para tratar o tema relacionado à inovação no ecossistema de Joinville e de Santa Catarina e também com representatividade de outros estados”.
A evolução da Expoinovação também foi destacada por Grasiéle Nazário, diretora-executiva da Softville, entidade responsável pela organização do evento e polo regional da ACATE. “É uma grande satisfação ver o crescimento e a consolidação deste evento, que a cada ano se torna mais relevante para o ecossistema de inovação de Joinville e região. Ao longo dos dois dias, testemunhamos a criação de inúmeras oportunidades de negócios, parcerias estratégicas e conexões transformadoras, que reforçam o papel da Expoinovação como um verdadeiro hub de inovação e empreendedorismo”, afirma Grasiéle.
Já o gerente regional Norte do Sebrae, Jaime Dias Júnior, exaltou a importância do evento para startups e empresas inovadoras e a projeção do setor em âmbito nacional. “A Expoinovacao cumpre de forma fundamental o seu papel, sendo um grande sucesso, consolidando este novo modelo que vem proporcionando espaços para a exposição de startups e empresas inovadoras, além de diversos palcos com conteúdos extraordinários. Isso criou um ambiente altamente propício para a geração de negócios e networking. Este posicionamento do ecossistema de Joinville eleva sua visibilidade, evidenciando sua força e robustez no cenário nacional”, afirma.
Conteúdos que inspiram
Durante os dois dias de realização, os participantes da Expoinovação tiveram acesso à ampla programação com mais de 48 horas de conteúdo, apresentado por 70 palestrantes, entre eles, convidados aclamados como o geofísico e youtuber Sérgio Sacani, o “Serjão dos Foguetes”, o fundador da G4 Educação, Alfredo Soares, e o empresário Miguel Abuhab.
As atrações lotaram as plateias dos dois palcos, a Plenária e o Palco LAB, e também a inédita Arena 360 que recebeu atrações vibrantes como a Batalha de Startups e o painel com os founders das três Big Techs joinvilenses, Conta Azul, Asaas e Selbetti.
Iniciando no mundo do empreendedorismo, Nicoli de Assis Cordeiro teve a palestra do Serjão dos Foguetes como principal motivação para participar do evento. Além de prestigiar o youtuber de quem é fã, a gestora financeira aprendeu mais sobre Inteligência Artificial (IA) e já pensa como pode utilizar a solução em seu futuro negócio.
“Adoro estudar, conhecer outros processos, pensar fora da caixa. Então, o evento está sendo maravilhoso. Para mim, assuntos como IA são muito novos e a Expoinovação é uma oportunidade para eu me familiarizar e refletir”, avalia Nicoli.
Já a gestora de processos gerenciais Camila Santhiago, fez questão de acompanhar o painel das Big Techs, já que atua como assistente executiva da Conta Azul: “Foi fantástico. Um dos temas abordados e que me chamou mais a atenção foi sobre cultura organizacional e como ela deve estar bem estabelecida e viva nas empresas. A Expinovação é espetacular e temos a oportunidade de conhecer novas empresas, produtos e pessoas”.
Networking
Por todo o pavilhão Edmundo Doubrawa, o público do evento teve a oportunidade de transitar pelos diferentes espaços, sempre marcados pela intensa movimentação, interação e conexões entre empreendedores, profissionais e empresas dos mais diversos portes e segmentos.
Nos estandes de grandes empresas e entidades como ArcelorMittal, Schulz, G4 Educação, Sebrae, ACATE, Join.Valle, Ágora Tech Park, UDESC, entre outros, os visitantes puderam conhecer ferramentas e soluções e vivenciar experiências inovadoras.
Já na Feira de Negócios, 90 empresas expositoras estiveram em evidência apresentando ao público seus produtos e, também, ampliando sua rede de contatos, fechando negócios, prospectando novos clientes e conhecendo profissionais atuantes no mercado.
“Já estivemos em outras edições da Expoinovação e, neste ano, participamos com a palestra sobre robótica e com o estande na Feira de Negócios. Estamos mostrando o que a Alltech representa no mercado nacional, fazendo networking, conexões com clientes e com outras empresas e talentos que podem ajudar no nosso negócio”, conta Gisleine Giovanella, analista de Recursos Humanos do Grupo Alltech.
Batalha de Startups
Entre os momentos vibrantes que marcaram a Expoinovação, a Batalha de Startups foi marcada pelo entusiasmo do público e pela expectativa dos empreendedores que disputaram o prêmio de R$10 mil. Entre as dez participantes, a startup vencedora foi a Futuriza, de Joinville, responsável por desenvolver uma plataforma que ajuda marcas a potencializar produtos físicos em meios digitais.
De acordo com o seu fundador, Felipe Silva, a Futuriza iniciou suas atividades em janeiro deste ano e, desde então, já atende a várias empresas oferecendo solução que gera mídias e experiências de alta conversão para marcas utilizarem em seus canais digitais.
A participação na Batalha de Startups da Expoinovação teve como principal objetivo dar mais visibilidade à Futuriza, mas o prêmio conquistado vai contribuir para impulsionar o negócio.“Somos muito conectados dentro do ecossistema e como estávamos aqui no evento resolvemos participar. A ideia era mostrar a nossa solução, colocá-la na vitrine. Mas ganhar o prêmio foi muito legal e vai ajudar na montagem do time, na construção de produto. Mesmo com a minha experiência, participar de um pitch gera expectativa, mas a mensagem ficou clara e isso ajudou a nossa vitória”, comemora o publicitário.
Bem avaliadas e com negócios considerados promissores pelos jurados, as dez startups apresentaram soluções desenvolvidas para diversas áreas, como agronegócio, resíduos industriais, mercado de recebíveis, ensino, marketing de experiência, climatização para o transporte público, gestão, saúde e segurança do trabalho.
Para Felipe Silva, a vitória da Futuriza pode ser atribuída à consistência da startup: “É um produto no mercado super escalável, inovador, com tecnologia que traz coisas que estão despontando, como a IA. O todo acaba chamando mais a atenção do investidor e, principalmente, a possibilidade de escalar o produto globalmente que é um diferencial que trazemos”.
A Batalha de Startups da Expoinovação é promovida pelo Hub Join.VC, hub de Aceleração e Investimentos, e tem o objetivo de promover a inovação e impulsionar startups, oferecendo visibilidade e conexões estratégicas para alavancar negócios transformadores.
Expoinovação 2025
Contagiados pela jornada das suas 11 edições e pelo mais recente sucesso, a Expoinovação reforça o seu propósito de fortalecer o ecossistema de inovação de Joinville e região e já vislumbra seu próximo encontro, que será realizado nos dias 17 e 18 de setembro de 2025, no Expocentro Edmundo Doubrawa.
“Já estamos com os olhos voltados para 2025, que será uma edição ainda mais robusta, com mais empresas, palestrantes e iniciativas voltadas à inovação e ao desenvolvimento de negócios. Estamos confiantes de que a Expoinovação seguirá sendo um evento indispensável para quem deseja estar na vanguarda das mudanças no mercado”, finaliza Grasiéle Nazário.
Para saber mais sobre a Expoinovação, clique aqui.
*Foto: Graziella Bilá
Fique por dentro do ecossistema através da newsletter, do LinkedIn e do Instagram da ACATE.