Câmpus Florianópolis do IFSC promove seminário sobre inovação e dados abertos conectados
O curso superior em Gestão da Tecnologia da Informação (GTI) do Câmpus Florianópolis do IFSC, em parceria com a UFSC e o CNPq, promove nesta segunda (5) o Seminário de Inovação e Dados Abertos Conectados, no auditório Alberto Aparecido Barbosa, a partir das 9h (Avenida Mauro Ramo
O curso superior em Gestão da Tecnologia da Informação (GTI) do Câmpus Florianópolis do IFSC, em parceria com a UFSC e o CNPq, promove nesta segunda (5) o Seminário de Inovação e Dados Abertos Conectados, no auditório Alberto Aparecido Barbosa, a partir das 9h (Avenida Mauro Ramos, 950).
“A web hoje é um grande repositório de dados e o desafio que temos hoje é de unirmos empresas privadas, governo e instituições de pesquisa para, juntos, desenvolvermos aplicações que usem esses dados para solucionar problemas e criem oportunidades para nossa sociedade", explica o professor Antônio Pereira Cândido, um dos organizadores do evento. “Por meio do acesso a esses dados, por exemplo, a população pode ajudar o gestor público a aplicar melhor os recursos”, explica.
A programação inclui discussões desde como se dá o processo de inovação nas organizações, ecossistemas de inovação, até sobre as tecnologias semânticas e dados abertos conectados e quais aplicações são consideradas para a utilização dessas tecnologias.
O presidente da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE), Daniel Leipnitz, participará do painel “Ecossistemas de Inovação”, mediado pelo Prof. Dr. Luiz Henrique Castelan Carlson (IFSC). Serão abordados tema como os conceitos de ecossistema de inovação, a concepção de governança desses ambientes e a contribuição que dados abertos conectados podem oferecer.
De acordo com o professor Antônio Cândido, “a academia está disposta a aceitar os desafios de desenvolver aplicações que façam com que empresas possam atender bem a seus clientes e o governo trabalhar melhor em prol do bem comum”. “Isso faz parte da proposta de inovação da Tríplice Hélice, que propõe a parceria entre governo, instituições privadas e o ambiente acadêmico. Nosso objetivo, nesse evento, é dar vida a essa imagem da Tríplice Hélice. É um cenário onde, por meio da cocriação e da inovação aberta, você pode ter duas empresas concorrentes que se unem para criar uma solução”.
As inscrições para o evento são gratuitas, online e podem ser feitas aqui.