Palestra sobre inovações de ruptura e lançamento de livro encerram comemorações de 30 anos da ACATE
Relembrar o passado, com o lançamento do livro ACATE 30 anos,Relembrar o passado, com o lançamento do livro ACATE 30 anos, e preparar o futuro, a partir da apresentação de um novo planejamento estratégico da entidade, marcaram o fim das comemorações das três décadas de atuação da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE) durante o Vertical Meeting de dezembro. O evento foi realizado na última quinta-feira, dia 8, no Centro de Inovação ACATE – Primavera, em Florianópolis.
A ACATE termina 2016 com mais de 1 mil empresas associadas. Para o próximo ano, algumas das prioridades são o aumento do portfólio, o reposicionamento da marca e maior integração com os polos tecnológicos do estado. “Estamos buscando nesta gestão sermos efetivamente estaduais. Unindo forças com os polos regionais e com outras instituições de fomento ao empreendedorismo e à tecnologia podemos tornar o setor mais forte”, explica o presidente da ACATE, Daniel Leipnitz.
Outro destaque da programação foi a palestra Modelos Mentais e a era dos extremos: inovações de ruptura em tempos de empresas exponenciais. O palestrante, Allan Costa, é formado pelo Programa de Gestão Avançada da Harvard Business School e ficou conhecido como o brasileiro que abriu mão de um emprego de R$ 900 mil para empreender. Quanto à inovação, citou o artigo IT Doesn’t Matter, no qual o autor afirma que TI não é mais um diferencial competitivo para as empresas. O que faz a diferença, portanto, não é a tecnologia, mas a maneira como ela é utilizada. Com essa informação, mostrou que existem duas formas de inovação: a incremental, que agrega novas funcionalidades a produtos ou serviços já existentes, e a disruptiva, que usa tecnologias existentes para quebrar paradigmas – como o Uber e o Spotify.
O Vertical Meeting de dezembro ainda teve um breve balanço das ações do BRDE Inova, programa do banco focado para empresas inovadoras, que tem a ACATE como parceira.
Com apoio do Sebrae/SC, o evento contou com aproximadamente 70 participantes. Após as apresentações, o coquetel com oportunidade de networking encerrou a programação.